17 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Pintor cubano recria obra dos anos 1950 em homenagem

Pintor cubano recria obra dos anos 1950 em homenagem

Havana, 16 Dez (Prensa Latina) O pintor cubano Douglas Pérez volta hoje ao circuito expositivo com uma obra que usa a gráfica dos anos 1950 para homenagear o bairro Vedado de Havana e sua evolução rumo ao futuro.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Futurama é o título do programa que, segundo seu autor, se refere a uma série de desenhos animados norte-americanos de mesmo nome, produzida pelo cartunista Matt Groening e exibida pela primeira vez em 1999.

Segundo Pérez, as peças partem do imaginário desta primeira metade do século 20 para captar Havana e fazem parte de uma série chamada Vedado, que tem como projeto várias exposições, entre as quais Futurama se insere.

No percurso pelo museu, explicou à Prensa Latina, surge como primeira figura uma peça intitulada Previsora, que constitui uma espécie de maquete de uma casa típica daqueles anos e exibe aquela presença de inovações em termos de construção.

Como disse, esta obra tem muito da sua natureza e o seu eixo central gravita em torno da arquitetura para homenagear aquela zona, onde existem interessantes elementos urbanos que, no entanto, por vezes passam despercebidos para quem viaja diariamente.

A mostra, na Galeria Máxima, reúne cerca de 76 obras e utiliza a técnica do papel e da têmpera, material justamente utilizado pelos ilustradores naquele colorido e comercial período norte-americano.

Com curadoria da diretora do centro, Yaiset Ramírez, essas produções constituem um símbolo de elegância e conforto, oferecem ao espectador uma viagem no tempo a um dos lugares mais viajados por quem visita a capital cubana e oferece um poço -Merecida homenagem a seus falsificadores.

Segundo os especialistas, Futurama destaca o predomínio da harmonia e do diálogo nas peças que retratam “o cotidiano do cubano em perfeito diálogo com o aqui, agora e o passado; longe de uma figuração detida como vitrine intocável”.

A mostra será inaugurada depois de mais de um ano sem a presença do público no espaço expositivo, referente à segunda experiência curatorial da 14ª edição da Bienal de Havana.

jf/yrv/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.