18 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Pesquisa nos EUA revela preconceito de gênero na literatura infantil

Pesquisa nos EUA revela preconceito de gênero na literatura infantil

Washington, 16 de dez (Prensa Latina) Embora nos últimos anos a representação feminina nos livros infantis e juvenis tenha aumentado, pesquisadores dos Estados Unidos hoje revelam a persistência de estereótipos de gênero na literatura infantil.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A equipe de especialistas da Emory University, nos Estados Unidos, analisou milhares de exemplares publicados no último meio século e determinou uma alta presença de protagonistas masculinos, segundo a revista de acesso aberto PLOS ONE.

A pesquisa mostra, por meio de estatísticas, a frequência de homens em papéis principais em relação às mulheres, em uma seleção de 3.280 volumes escritos para leitores de até 16 anos e publicados de 1960 até os dias atuais, tanto impressos quanto digitais.

Nesse sentido, determinaram que a proporção de protagonistas femininas está aumentando, mas os livros publicados a partir de 2000 apresentam um número desproporcional de personagens masculinos, diante do qual fica pendente a análise de inúmeros fatores que interferem nesses resultados.

Outro dos aspectos destacados pelos especialistas foi a presença de estereótipos em textos de não ficção, diminuição de preconceitos em livros assinados por autores do sexo masculino para a primeira infância e variações na representação de acordo com o sexo do autor, idade do público, tipo de personagem e gênero literário.

Desse modo, os especialistas indicam as diretrizes para a concretização de um discurso inclusivo nos livros infantis, uma vez que influenciam diretamente no desenvolvimento e na construção da personalidade nos primeiros anos de vida.

mgt / lbl / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.