18 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Natal triste no Libano

denunciam-a-interferencia-dos-eua-no-libano

Natal triste no Libano

Armando Reyes Calderín
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Beirute, 16 dez (Prensa Latina) Longe vão os dias em que Beirute era um espetáculo por causa das ofertas, propagandas leves e movimento popular em busca da melhor opção para passar o Natal.

A pior crise econômica e financeira das últimas décadas destruiu aquele passado que todos lembram com saudade, já que despesas até acima do orçamento foram permitidas, sabendo-se a garantia do amanhã.

Mas atualmente, oito em cada dez libaneses caíram abaixo da linha da pobreza em meio a uma desvalorização recorde da moeda nacional, enquanto os salários permanecem os mesmos.

Os preços da cesta básica subiram a níveis insustentáveis para 90 por cento dos libaneses que não têm acesso a moeda estrangeira.

De 2019 até agora, um colapso econômico brutal reduziu o boom comercial de Beirute ao mínimo e o déficit de energia fechou as ruas agora encobertas.

Os outdoors que antes brilhavam com toda a sua força são afastados diante de uma realidade de uma ou duas horas diárias de serviço que a concessionária de energia elétrica (Electricite du Liban) pode oferecer.

No centro de Beirute, onde se concentrava a maioria das lojas de marcas de luxo, há placas que refletem seu estado atual: “Estamos fechados”.

Hamra, outrora uma rua de destaque no ramo comercial, hoje mostra pouco do clima natalino com grande parte de suas vitrines cobertas e as que persistem não oferecem nenhum detalhe dos valores das peças.

Lojistas e vendedores estão atentos à evolução da libra libanesa em relação ao dólar, pois o preço que dirão aos clientes depende dessa flutuação.

As avenidas de Beirute viraram um verdadeiro turbilhão porque as autoridades municipais não têm orçamento para manter os semáforos acesos e a lei da selva rege o caótico trânsito de veículos.

Um transeunte abordado pela Prensa Latina resume a situação: “agora é o Líbano, seja no Natal ou em qualquer dia, a alegria acabou”.

jf/arc/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.