27 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Equador e Colômbia aplicam abertura ao transporte na fronteira

Equador e Colômbia aplicam abertura ao transporte na fronteira

Quito, 16 de dez (Prensa Latina) Equador e Colômbia está implementando hoje um plano piloto para a abertura progressiva do transporte internacional rodoviário de mercadorias através da fronteira.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A medida foi oficializada pelo ministro equatoriano de Transportes e Obras Públicas, Marcelo Cabrera; e sua homóloga da Colômbia, Ángela María Orozco.

Durante a assinatura do documento, as autoridades especificaram que o plano se baseia nos princípios de reciprocidade, legalidade, tratamento justo e equitativo entre as duas nações.

Com validade de um mês, o documento permitirá que transportadoras dos dois países entrem com seus veículos nos pontos de consolidação logística, localizados a 11 quilômetros da fronteira, para descarregar e armazenar mercadorias.

A esse respeito, Marcelo Cabrera destacou que a decisão dos dirigentes Guillermo Lasso (Equador) e Iván Duque (Colômbia) favorece a integração dos dois países e o intercâmbio comercial rodoviário, fundamental para a reativação econômica de seus setores produtivos.

Conforme relatado, o plano piloto será aplicado imediatamente em benefício do transporte e irá melhorar progressivamente as condições de outras modalidades, mas precedido por uma avaliação exaustiva do desenvolvimento da pandemia Covid-19, desde a saúde dos motoristas e da população em geral.

Por sua vez, Angela María Orozco destacou que o programa facilitará a entrada e saída do movimento internacional de mercadorias e sua tripulação em condições de controle.

O Ministério de Transportes e Obras Públicas frisou que uma vez concluído o plano piloto avaliará os resultados e se espera eliminar a medida de “troca de tripulação”, aplicada pela Colômbia para retirar o veículo equatoriano do ponto de fronteira da ponte de Rumichaca.

Executivos de entidades dedicadas ao transporte dos dois países, presentes no evento realizado nas instalações do Serviço Integrado de Segurança Ecu 911, em Tulcán (Equador), destacaram os benefícios da medida.

A reabertura gradual da ponte Rumichaca, principal travessia de fronteira entre as duas nações, começou na véspera, por decisão de ambas as lideranças, após 20 meses de fechamento, devido à emergência sanitária resultante da Covid-19, que causou perdas econômica na casa dos milhões.

mgt / scm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.