21 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Putin considera as relações Rússia-China um modelo de cooperação

Sudáfrica, deudores, aumento

Putin considera as relações Rússia-China um modelo de cooperação

Moscou, 15 de dez (Prensa Latina) O presidente russo, Vladimir Putin, declarou hoje que as relações de seu país com a China são um verdadeiro modelo de cooperação interestadual no século XXI, em videoconferência com seu homólogo chinês, Xi Jinping.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

No início das conversações, o presidente russo enfatizou que o vínculo permitirá discutir em profundidade o desenvolvimento das relações bilaterais, a parceria abrangente e a interação estratégica.

“Apesar das contínuas restrições de saúde e epidemia, continuamos em contato constante”, disse ele, de acordo com o site oficial do Kremlin.

Putin lembrou que em maio, junto com Xi, eles praticamente lançaram a construção conjunta de quatro novas usinas nucleares na China.

Salientou que no mês de junho realizaram-se uma videoconferência pelos 20 anos da assinatura do Tratado de Boa Vizinhança, Amizade e Cooperação, cuja vigência “se estende por um novo período de cinco anos” e que permitiu levar as relações bilaterais a um patamar sem precedentes.

Ele alertou que neste período também falou por telefone com seu homólogo chinês, “questões agudas” de eventos internacionais; em particular, o problema do Afeganistão.

“Um novo modelo de cooperação se formou entre nossos países baseado, entre outras coisas, em fundamentos como a não ingerência nos assuntos internos, o respeito pelos interesses de cada um e a determinação de fazer da fronteira comum um cinturão de paz. Eterna e boa vizinhança “, disse o chefe de Estado russo.

Nesse sentido, significou que o comércio bilateral aumentou 31 por cento, para 123 bilhões de dólares, nos 11 meses deste ano, superando o recorde pré-pandêmico de 2019.

Ele destacou que os dois países estão avançando na implementação de diversos projetos de grande porte no setor de energia, incluindo energia nuclear, indústria e alta tecnologia.

Em seu discurso público, o presidente russo indicou sua esperança de encontrar seu homólogo chinês em Beijing em 2022 e de participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, que serão realizados em Beijing de 4 a 20 de fevereiro.

rgh / mml fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.