22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ciclo de filmes em Cuba recorda o ator francês Jean-Paul Belmondo

Ciclo de filmes em Cuba recorda o ator francês Jean-Paul Belmondo

Havana, 15 dez (Prensa Latina) Um ciclo de filmes começará hoje nas salas de cinema de Cuba para comemorar o renomado ator francês Jean-Paul Belmondo, que morreu em setembro passado com a idade de 88 anos, depois de meio século de carreira artística.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os longas selecionados apresentam performances do artista popular, considerado uma das faces essenciais do movimento cinematográfico francês New Wave e, ao mesmo tempo, uma figura de renome internacional.

Mais de 80 filmes são provas da carreira de Belmondo na sétima arte, que valoriza suas performances de renome mundial, como em Acossado, dirigido por Jean-Luc Godard, e Itinerário de um aventureiro, de Claude Lelouch.

O apelidado Bébel ou “o jovem feio com o nariz quebrado” tornou-se uma figura admirada pelo público e pela inteligência da época, de acordo com artigos de críticos especializados, que também cedeu ao seu trabalho e à sua capacidade de personificar os papéis mais díspares.

Comédia, drama e ação viram sua proeza de ator ser perseguida por diretores em ascensão na indústria cinematográfica francesa, assim como outros de grande experiência e outras nacionalidades, como o italiano quatro vezes vencedor do Oscar Vittorio de Sica, que o lançou em Duas Mulheres.

Jean-Paul Belmondo ganhou, entre outros prêmios, o Prix Brigadier em 1987, o César de melhor ator em 1989, a Palma de Honra em Cannes, 2011, e o Leão de Ouro no Festival Internacional de Veneza, 2016.

mem/yrv/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.