21 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente da Venezuela defende maior integração econômica

Presidente da Venezuela defende maior integração econômica

Presidente da Venezuela defende maior integração econômica

Havana, 14 dez (Prensa Latina) O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu hoje o fortalecimento da integração e dos mecanismos econômicos entre os países da ALBA-TCP, com base no desenvolvimento compartilhado.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ao discursar na XX Cúpula de chefes de Estado e de Governo da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América -Tratado de Comércio dos Povos, o presidente venezuelano destacou a importância de direcionar esforços maiores para articular um plano integral em matéria de economia, comércio e finanças.

Nesse sentido, Maduro apelou ao fortalecimento de mecanismos como o Banco da ALBA e o Sistema Unitário de Compensação Regional (Sucre), bem como a avançar na implementação de acordos comerciais e para a produção de todos os bens e serviços.

“O sucesso de nossos projetos revolucionários está no caminho do desenvolvimento econômico compartilhado”, frisou o presidente da Venezuela, destacando a necessidade de se adotar uma liderança firme e unitária nesta área, por meio de decisões que visem o desenvolvimento e a geração de riquezas.

Da mesma forma, Maduro também instou os países do bloco a fortalecerem a coordenação nas questões políticas e sociais relacionadas com a realidade histórica dos povos da América Latina e do Caribe.

O presidente venezuelano condenou as ações de desestabilização promovidas pelos Estados Unidos para minar a integração regional e atacar os governos legítimos de Cuba, Bolívia e Nicarágua, incitando planos de golpe e ondas de violência.

Maduro elogiou a dignidade da resposta do povo cubano à feroz campanha desestabilizadora lançada nas redes sociais para subverter a ordem na ilha, junto com o endurecimento do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto por Washington nas últimas seis décadas.

Em outro ponto de seu discurso, o chefe de Estado destacou as decisões tomadas durante o ano passado pela ALBA-TCP para garantir um enfrentamento bem-sucedido contra a pandemia de Covid-19 na base da solidariedade e da complementaridade.

Nesse sentido, Maduro reconheceu a contribuição de Cuba na luta contra a situação pandêmica, bem como a capacidade científica da nação caribenha no desenvolvimento de cinco vacinas contra o coronavírus SARS-CoV-2.

O dignitário também sublinhou o papel da ALBA-TCP como um espaço regional para partilhar uma visão geopolítica do mundo e para levantar a voz coletiva dos países da área em todos os espaços multilaterais, a favor da sobrevivência da espécie humana.

mem / wup / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.