20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ortega denuncia a perseguição contra a Nicarágua na Cúpula ALBA-TCP

Ortega denuncia a perseguição contra a Nicarágua na Cúpula ALBA-TCP

Ortega denuncia a perseguição contra a Nicarágua na Cúpula ALBA-TCP

Havana, 14 dez (Prensa Latina) O Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, denunciou aqui hoje a perseguição sofrida por seu país desde a colonização espanhola, como resultado das condições geográficas favoráveis e da busca de um canal interoceânico.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em seu discurso durante a 20ª Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América – Tratado Comercial do Povo (ALBA-TCP), o presidente mencionou como os Estados Unidos, desde a aplicação da Doutrina Monroe, procuraram dominar a área.

Isto explica, disse Ortega, as contínuas invasões da nação centro-americana por Washington desde o século XIX e o surgimento de sentimentos anti-imperialistas entre seus cidadãos durante as batalhas contra o expansionismo americano no território.

O chefe de Estado aludiu à resistência de Augusto C. Sandino e seu pequeno exército contra os invasores do norte, à vitória subsequente sobre eles e à sua constante busca de negociação e paz através do diálogo, até seu assassinato em 21 de fevereiro de 1934.

Depois, o governo americano e os países europeus reconheceram como legítima a ditadura de Anastasio Somoza García e seus filhos durante quatro décadas, a violação dos direitos humanos, os crimes e assassinatos, uma tirania derrubada em 1979 pela Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN).

“É de onde viemos, essas são nossas lutas, é por isso que somos profundamente anti-imperialistas. Houve muitas agressões contra a Nicarágua. Derrotamos o último Marine deixado pelo imperialismo (Anastasio Somoza Debayle) e a Revolução triunfou. Depois veio outra guerra, com mais de 50 mortes e destruição”, lembrou ele.

Mencionou o estabelecimento de bases contra o país de El Salvador, Honduras e Costa Rica durante os anos 80 e condenou a promoção americana de atos desestabilizadores na Nicarágua em 2018, as centenas de vítimas e as consequências econômicas associadas.

mgt/dgh/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.