27 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia responderá se a OTAN optar pela expansão

Rússia responderá se a OTAN optar pela expansão

Moscou, 13 dez (Prensa Latina) O vice-ministro das Relações Exteriores russo Sergey Riabkov disse que seu país continuará a advertir a OTAN de que a segurança do bloco não será reforçada se optar pela expansão, em uma entrevista publicada hoje pelo diário Izvestia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Infelizmente, a expansão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) contradisse este mesmo postulado há muito tempo”, disse Riyabkov.

O vice-ministro russo das Relações Exteriores disse que Moscou não deixaria de chamar a atenção dos membros e aspirantes a membros da OTAN para este fato.

“Permaneceremos firmes: se nossos adversários forem contra nós, eles verão que sua segurança não será reforçada, e as consequências para eles serão graves”, frisou ele.

Para Riyabkov, a expansão desenfreada da OTAN nos últimos 10 anos mostrou que as promessas e compromissos ocidentais, que não são traduzidos em forma legal, valem pouco.

“Foi dito repetidamente às autoridades soviéticas e então russas, e aos níveis mais responsáveis, que não haveria mais expansão da OTAN para o leste. No entanto, vemos a situação oposta”, lembrou ele.

Segundo o oficial russo, a OTAN acredita que cada país tem o direito de determinar por si mesmo como garantir sua segurança, mesmo a ponto de aderir a alianças político-militares.

Contra este ponto de vista, ele enfatizou que a liberdade de unir alianças não pode ser absoluta. “É como na sociedade humana: a liberdade de um indivíduo termina no momento em que ele ou ela invade a liberdade de outro. Deve haver uma estrutura clara e obrigações e responsabilidades mútuas”, disse ele.

Explicou que as afirmações sobre a liberdade de se juntar a alianças são sempre equilibradas pela frase de que não deve ser em detrimento da segurança de outros Estados.

O vice-ministro russo das Relações Exteriores deu como exemplo que este foi e continua sendo o princípio orientador da Organização para Segurança e Cooperação na Europa.

jf/mml/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.