20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Diva cubana Omara Portuondo vence prêmio pioneiro mundial em 2021

Diva cubana Omara Portuondo vence prêmio pioneiro mundial em 2021

Havana, 13 dez (Prensa Latina) A lendária cantora cubana Omara Portuondo acrescenta hoje mais um sucesso à sua extensa carreira musical com o prêmio World Pioneer 2021, concedido pela prestigiosa revista britânica Songlines.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Songlines acaba de me proclamar vencedora do prêmio World Pioneer 2021, entendo que em meu nome o Buena Vista Social Club (BVSC) também seja reconhecido em seu 25º aniversário e toda a história e validade da música cubana, confirmou a chamada Namorada do Feeling em suas redes sociais.

A publicação especializada notou que o sucesso espetacular do BVSC causou um boom no interesse pelos estilos tradicionais da Cuba pré-revolucionária, mas longe da nostalgia de uma Idade de Ouro há muito perdida, a ilha nunca parou e, com um distinto Afro-cubano touch, ele criou novas formas contemporâneas, como timba, hip hop ou reggaeton.

Enquanto muitos dos outros veteranos do BVSC nos deixaram, Omara, agora com 91, ainda está forte.

Este ano o nosso pensamento foi norteado pela capa da nossa edição de outubro, que celebrou o quarto de século deste notável fenômeno que marcou toda uma época, refere o site oficial do prêmio.

A categoria Pioneiro Mundial é, talvez, o ápice do concurso que lembrou Portuondo em sua versão mágica e atemporal do clássico Veinte años bolero, bem como suas memoráveis ​​turnês e shows acompanhados por músicos da estatura de Ibrahim Ferrer, Rubén González, Compay Segundo e Orlando “Cachaito” López, já desaparecidos.

Em 2018, Songlines classificou o grupo caribenho em nono lugar em sua lista dos 50 maiores momentos musicais de todos os tempos, ao lado de outros artistas latino-americanos.

Da mesma forma, revisou os álbuns mais importantes do cenário mundial em suas edições especiais desde 1999, quando se tornou uma das referências mais confiáveis ​​sobre música nos cinco continentes por suas capas, entrevistas e artigos que privilegiam os sons tradicionais e de vanguarda.

Desde a sua fundação, o prêmio reconhece o valor infinito da música e, este ano, teve sua cerimônia virtual para aplaudir com firmeza criadores de todo o mundo.

jf / chm / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.