24 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Nicarágua prioriza o acesso à água potável em áreas urbanas e rurais

Nicaragua, acceso, agua, potable

Nicarágua prioriza o acesso à água potável em áreas urbanas e rurais

Manágua, 12 dez (Prensa Latina) O acesso à água potável nas áreas urbanas e rurais continua hoje como uma das prioridades do governo da Nicarágua, daí a execução de 21 projetos relacionados a este serviço em várias cidades do país.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O presidente executivo da Empresa Nicaraguense de Aquedutos e Esgotos (Enacal), Ervin Barreda, informou que esses programas incluem também o saneamento em 21 cidades do território centro-americano e a construção de 42 poços, financiados com recursos do Orçamento Nacional.

Segundo o responsável, as localidades impactadas por este plano social são, entre outras, Bluefields, Acoyapa, San Tomás, Masaya e San José de Cusmapa e prevêem a concretização de outros projetos nos chamados Pueblos Blancos de Niquinohomo, Catarina e San Juan Eastern.

Barreda reconheceu que, em síntese, 11 municípios receberão atendimento em serviços relacionados à água potável e outros 10 em saneamento, para um total de 107 mil famílias beneficiadas e, do ponto de vista financeiro, a empresa fechará o ano com um montante de 114 milhões de dólares.

Segundo seu presidente executivo, a Enacal começará em 2022 com o projeto de saneamento do Lago Manágua, para o qual possui um empréstimo entre o governo da Nicarágua e o Banco Centro-Americano de Integração Econômica, aprovado em 24 de novembro pela Assembleia Nacional.

A cifra chega a 183,2 bilhões de dólares e, segundo o deputado José Figueroa, vai beneficiar mais de dois milhões de habitantes das capitais Ciudad Sandino e Tipitapa e inclui a melhoria do abastecimento de água potável e esgoto dessas cidades.

De acordo com o documento emitido com urgência ao órgão legislativo, o plano contempla a preservação das condições ambientais, a redução dos níveis de poluição por descargas de água e, consequentemente, a qualidade de vida dos cidadãos.

jha / dgh / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.