22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba avança no empoderamento da sociedade civil cubana

Cuba avança no empoderamento da sociedade civil cubana

Por Elizabeth Borrego Rodriguez Havana, 11 dez (Prensa Latina) As mudanças legislativas e as recentes medidas econômicas e sociais confirmam o progresso de Cuba no fortalecimento da sociedade, segundo a presidenta da Associação Cubana das Nações Unidas (ACNU), Norma Goicochea.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em entrevista à Prensa Latina, a representante considerou que as recentes transformações legislativas do país visavam uma maior proteção destas garantias.

A aprovação em 2019 da nova Carta Magna cubana e o calendário que surgiu visa a uma maior proteção dos direitos que não estavam na anterior, disse ela.

Goicochea lembrou, no entanto, que a sociedade civil cubana se beneficia desde 1959 do gozo desses direitos com acesso à educação, saúde, moradia, esporte, cultura, ciência, entre outros.

Desde que fomos formados como país, fomos diferentes, com uma democracia baseada na participação popular, acrescentou.

Entre as mudanças recentes mais significativas, a presidenta do ACNU mencionou a proposta do Código das Famílias, que promove o reconhecimento de diferentes tipos de famílias, protege os idosos e reconhece os direitos inerentes aos membros da família.

Da mesma forma, outros projetos relacionados a processos criminais militares e ao Planejamento Urbano e Territorial, que serão estudados no Parlamento, trazem mais poder à sociedade.

Apesar destes avanços, uma campanha permanente contra o sistema cubano manipula o tratamento das garantias civis e políticas, consagradas nos direitos econômicos, sociais e culturais, ponderou a representante.

“Eles frequentemente tentam distorcer nossa democracia, mas isso não é possível: a democracia faz parte da expressão da própria sociedade”, disse ela.

Estas acusações são estruturadas com base em padrões ideológicos contra o sistema, que não pode ser um exemplo na concepção neoliberal dos Estados Unidos.

Daí a tese do Presidente Joe Biden de que Cuba é um Estado fracassado.

“Um estado que eliminou o analfabetismo, onde a saúde é um direito e onde fabrica cinco vacinas e imuniza toda a sua população pode ser considerado um fracasso?

Neste sentido, ela lembrou realizações como a confirmação da brigada Henry Reeve para a colaboração médica e avanços na cultura e no esporte como direitos humanos básicos.

Além disso, organizações sociais estão trabalhando para garantir a integração de pessoas com deficiências físicas e motoras.

“O bloqueio econômico, comercial e financeiro viola os direitos dos cubanos enquanto esse Estado continua a trabalhar para o bem-estar de sua população”, enfatizou.

A sociedade civil deu um exemplo dos esforços do governo para garantir o pleno gozo das garantias e continuar trabalhando para sua consolidação.

A ACNU, como parte disto, continua empenhada em trabalhar com todos para o bem de todos, concluiu.

msm/ebr/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.