22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Recuperação do comércio mundial é insuficiente e seu futuro incerto

Recuperação do comércio mundial é insuficiente e seu futuro incerto

Genebra, 10 dez (Prensa Latina) Embora o comércio mundial tenha mostrado sinais de recuperação, medidas restritivas permanecem em vigor hoje que, juntamente com outros fatores, tornam seu desempenho futuro incerto, de acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com a revisão anual do Diretor Geral da OMC, Okonjo-Iweala, no período de meados de outubro de 2020 até a mesma data em 2021, houve sinais positivos no comércio global.

Entretanto, o relatório diz que o acesso desigual a vacinas, diagnósticos e terapêuticas da Covid-19 constituem riscos que desafiam o retorno à normalidade nestas atividades.

O documento menciona como elementos favoráveis o fato de que a imposição de medidas restritivas comerciais foi moderada nesta fase e que a eliminação de ações tomadas nos períodos de crise continuou.

Em meados de outubro de 2021, 205 medidas de facilitação do comércio ainda estavam em vigor em meio à emergência sanitária, com uma cobertura comercial estimada em US$ 112 bilhões, que coexistiram com 56 ações de facilitação do comércio, com uma estimativa de US$ 92 bilhões.

O arsenal de restrições comerciais ainda é grande, observa o jornal, que alerta para uma recuperação desigual em todo o mundo, com a Ásia liderando os melhores desempenhos.

Enquanto isso, regiões menos desenvolvidas onde são aplicadas menos vacinas ficam para trás, como a África e o Oriente Médio.

“Os riscos para as perspectivas comerciais estão predominantemente do lado negativo, incluindo congestionamento dos portos, aumento dos custos de transporte, escassez de semicondutores e um ressurgimento do Covid-19”, significa o texto.

Estas projeções, no entanto, não incluem serviços comerciais, que provavelmente permanecerão deprimidos até que as viagens internacionais retornem a níveis mais próximos às cifras pré-pandêmicas.

Apesar disso, a OMC estima que o volume do comércio mundial de mercadorias crescerá 10,8% em 2021, antes de desacelerar para 4,7% em 2022.

Espera-se que o produto interno bruto global cresça 5,3% este ano.

acl/kmg/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.