20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Povos originários pedirão respeito pela vida na Colômbia

Povos originários pedirão respeito pela vida na Colômbia

Bogotá, 10 dez (Prensa Latina) Os povos pertencentes ao Conselho Regional Indígena do Cauca (CRIC) e diversos setores sociais chegarão hoje ao Parque de las Banderas, em Cali, para exigir do governo colombiano o respeito pela vida.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Escolhemos a cidade de Cali como cenário de reconciliação, levando em consideração que no marco da Greve Nacional, como indígenas, tivemos que enfrentar a violência e a estigmatização de pessoas distantes da realidade que existe tanto no território rural como no urbano “, destacou o CRIC.

Por isso, decidimos em conjunto com diferentes setores sociais realizar essa mobilização durante o Dia Internacional dos Direitos Humanos, enfatizou.

O Conselho destacou que a Colômbia, ao longo de sua história e mais recentemente em 2021, comunidades indígenas têm sofrido a violação de seus direitos “por um governo mentiroso e corrupto que tem se encarregado de governar a favor de poucos, além de reprimir e matar seu povo que tem procurado levantar sua voz”.

A minga nacional (na concepção indígena refere-se a um encontro em que se convoca uma mobilização permanente), social, popular e comunitária, onde convergem diferentes organizações sociais, foi realizada ontem nas instalações da Universidade Autônoma Indígena Intercultural e em diversos pontos de encontro para iniciar a mobilização de resistência e luta na cidade de Cali.

“Esta cidade abriga milhares de comunidades e culturas e, como muitos territórios do país, reflete em seu povo a grande desigualdade que vivemos como colombianos.

Além disso, vamos realizar diversos atos simbólicos de memória e reconciliação, tendo em conta tudo o que aconteceu este ano, os ditos atos vão decorrer no Parque de las Banderas ”, afirmou. A minga tem vários propósitos fundamentais: o primeiro é a defesa da vida; o segundo propósito refere-se à disposição para o diálogo dos povos indígenas.

Por fim, o terceiro objetivo refere-se ao pacto firmado em julho passado após as grandes jornadas de mobilização ocorridas no marco da Greve Nacional, que tem como foco a vida, a paz e o território.

oda / otf / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.