18 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Justiça pela paz na Colômbia adverte sobre desaparecimentos

Justiça pela paz na Colômbia adverte sobre desaparecimentos

Bogotá, 10 dez (Prensa Latina) A justiça transicional colombiana expressou hoje sua preocupação com o desaparecimento de Abencio Caicedo e Edinson Valencia, do Comitê para a Promoção da Reparação Coletiva na bacia do rio Yurumanguí, em Valle del Cauca.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em uma declaração, a Unidade de Busca de Pessoas Desaparecidas, a Comissão da Verdade e a Jurisdição Especial pela Paz advertiram que nem a organização étnico-territorial nem o país tiveram qualquer notícia sobre seu paradeiro por quase duas semanas.

É por isso que as três entidades que compõem o Sistema Integral para a Paz estão pedindo que a vida e a integridade dos dois líderes, e de todos aqueles que trabalham para a construção da paz territorial, sejam respeitadas.

Eles detalharam que o Sistema tem estado presente no edifício Buenaventura com líderes sociais, vítimas e autoridades locais uma rota comum para evitar desaparecimentos forçados e acompanhar as vítimas.

Neste sentido, a situação de incerteza quanto ao paradeiro de Abencio e Edinson afeta fortemente os esforços iniciados com o Pacto de Busca de Pessoas Desaparecidas assinado naquela cidade em 13 de abril e o chamado para fazer de Buenaventura um território de paz, eles enfatizaram.

Acrescentaram que o Mecanismo Unificado de Monitoramento de Riscos do Sistema Integral para a Paz, em 30 de novembro, emitiu um alerta em 100 municípios do país, incluindo Buenaventura, devido a desaparecimentos forçados, assassinatos e confinamentos.

“O Sistema Integral pede às autoridades correspondentes que tomem medidas para garantir a não repetição desses eventos”, enfatizou.

mem/otf/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.