20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba destaca seu primeiro ano junto à União Econômica Eurasiática

Cuba destaca seu primeiro ano junto à União Econômica Eurasiática

Nursultan, 10 dez (Prensa Latina) O presidente cubano Miguel Díaz-Canel destacou hoje a celebração do Supremo Conselho Econômico Eurasiático, quando a ilha comemora seu primeiro aniversário como Estado observador da União Econômica Eurasiática (UEE).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Falando na reunião organizada por videoconferência desta cidade, o presidente disse que este ano seu país havia tomado medidas para avançar em direção a uma relação mutuamente benéfica com as nações que compõem o bloco, baseada no respeito, na confiança e na colaboração.

Liderada pelo Presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, que é o chefe temporário da EEU, a reunião conta com a presença de chefes de estado ou de governo dos demais países membros: Rússia, Belarus, Armênia e Quirguistão, assim como Uzbequistão, que, como Cuba, tem o status de observador.

Díaz-Canel disse que desde a última reunião em outubro, a ilha tinha acompanhado os vários eventos organizados pelos atores da União, incluindo a sessão da Comissão Intergovernamental em Yerevan, Armênia, e as reuniões entre chefes de alfândega sobre colaboração, troca de informações e assistência mútua.

Ele foi encorajado pelos intercâmbios do país com o Centro Nacional de Pesquisa Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia e o Fundo Russo de Investimento Direto a realizar estudos para combinar as vacinas cubana e russa contra o coronavírus que causa a Covid-19.

Ele advertiu que os resultados desta pesquisa também poderiam ser benéficos para os demais parceiros euroasiáticos, bem como a possibilidade de produzir e fornecer vacinas cubanas, com base nos pedidos da União.

Ao mesmo tempo, ele destacou a participação de representantes da Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão e Rússia no recentemente realizado II Fórum Empresarial Cuba 2021, que contou com a participação de 2.300 empresários de 86 países, 23 Câmaras de Comércio e 41 Agências de Promoção.

Ele enfatizou que o evento se tornou um ponto de encontro para empresários estrangeiros e nacionais para promover a oferta de exportação e as oportunidades de negócios de Cuba no país.

O Chefe de Estado cubano anunciou a visita a Havana nos próximos dias do Ministro da Integração e Macroeconomia da Comissão Econômica Eurasiana (EEC), Sergey Glaziev, e a realização da segunda sessão da Comissão Mista.

Ele informou que neste contexto está prevista a assinatura do Plano Conjunto de Colaboração para o período 2021-2025, que inclui mais de 30 ações nos setores de economia, comércio, finanças, saúde, biotecnologia, agroindústria, cultura, esporte e comunicação.

Ele explicou que essas iniciativas contribuirão para o fortalecimento dos laços interempresariais e o alinhamento entre as Diretrizes Estratégicas para o Desenvolvimento da Integração Econômica Eurásia até 2025 e o Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social de Cuba até 2030.

Díaz-Canel reiterou a firme vontade da ilha caribenha de manter uma participação ativa como Estado observador da UE.

O Conselho Econômico Supremo da Eurásia é o órgão dirigente da União encarregado de articular a estratégia, curso e progresso do processo de integração do bloco criado em 2015, que tem entre suas prioridades a promoção da livre circulação de bens, serviços, capital e trabalho.

acl/mml/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.