18 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba denuncia bloqueio dos EUA em reunião euroasiática

Cuba denuncia bloqueio dos EUA em reunião euroasiática

Nursultan, 10 dez (Prensa Latina) O presidente cubano Miguel Díaz-Canel denunciou a ofensiva do criminoso bloqueio econômico, comercial e financeiro dos EUA contra a ilha em seu discurso de hoje no Supremo Conselho Econômico Eurasiático.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em suas observações ao evento, que reúne por videoconferência os chefes de Estado e de governo dos países membros da União Econômica Eurasiática (UE), o presidente destacou que a política hostil de Washington em relação a Cuba foi intensificada de forma oportunista durante a era Covid-19.

Ao mesmo tempo, ele alertou sobre a “feroz campanha de comunicação política para tentar criar caos e desestabilização interna” desencadeada pelos Estados Unidos contra o país antilhano.

Liderada pelo presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, que é o chefe temporário da EEU, a reunião também conta com a presença de representantes da Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão, bem como do Uzbequistão, que, como Cuba, tem o status de observador.

Na reunião, Díaz-Canel agradeceu, em nome do povo cubano, o apoio dos Estados membros do grupo à luta contra o coronavírus SARS-CoV-2 e o apelo para o fim do bloqueio dos EUA contra a ilha.

“Reafirmo nossa determinação de seguir em frente. Cuba não parou, nosso povo auto-sacrificial suportou o peso desta verdadeira guerra econômica e as enormes limitações que ela nos impõe”, disse ele.

Ele enfatizou que o país superou os piores momentos da pandemia graças a seus sistemas “robustos” de saúde e ciência, e à proeza de seus cientistas e pessoal de saúde.

O chefe de estado explicou que com as vacinas nacionais Abdala, Soberana 02 e Soberana Plus, mais de 9,2 milhões de cubanos completaram seus cronogramas de vacinação, o que representa 83% da população do país, incluindo a faixa etária pediátrica.

Ele disse que Cuba pretende completar a imunização total até o final do ano e enfatizou que as doses de reforço já estão sendo fornecidas.

Ele também destacou o progresso sustentado no controle da pandemia, a abertura ao turismo desde 15 de novembro do ano passado e o processo de melhoria do empreendimento estatal e do resto dos atores econômicos.

Ele ressaltou que tais resultados permitem que a ilha do Caribe esteja em melhores condições para a recuperação gradual de sua economia e para avançar em seus projetos conjuntos com a UE e seus estados membros.

Ele disse que Cuba continua comprometida com a unidade, cooperação e trabalho conjunto.

“Estamos convencidos de que juntos somos capazes de progredir nos processos de integração entre nossos países e que o ano 2022 será frutífero para a realização de nossos objetivos e metas comuns”, enfatizou o presidente cubano.

O Conselho Econômico Supremo da Eurásia é o órgão dirigente da União encarregado de articular a estratégia, curso e progresso do processo de integração do bloco criado em 2015, que tem entre suas prioridades a promoção da livre circulação de bens, serviços, capital e trabalho. acl/mml/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.