20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Japão exige transparência na questão das armas nucleares

Fumio Kishida

Japão exige transparência na questão das armas nucleares

Tóquio, 9 dez (Prensa Latina) o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida apelou hoje a todos os Estados com armas nucleares para aumentar a transparência sobre suas reais capacidades balísticas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em uma reunião internacional sobre desarmamento nuclear, organizada virtualmente pelo Ministério das Relações Exteriores japonês, Kishida também se comprometeu a fazer o máximo para a adoção de um documento final na conferência da ONU sobre não-proliferação nuclear.

O chefe de governo disse que seu país assumirá a liderança ao reunir nações com diferentes posições sobre armas nucleares para se concentrar na promoção de esforços coordenados para um mundo livre de armas nucleares.

Infelizmente, a realidade que o mundo enfrenta é que a discussão não progrediu na redução do número de armas nucleares, muito menos na abolição nuclear. Pelo contrário, há um receio de que o número aumente, acrescentou Kishida.

O primeiro ministro revelou um plano para enviar Minoru Terada, seu conselheiro especial em desarmamento nuclear e não-proliferação, a países relevantes, numa tentativa de lançar as bases para a conferência da ONU sobre o Tratado de Não-Proliferação Nuclear no próximo mês de janeiro.

A reunião é realizada a cada cinco anos para verificar seu funcionamento; inicialmente estava previsto que fosse realizada em 2020, mas foi adiada devido à Covid-19.

Kishida participou da reunião anterior como chanceler em 2015, que terminou sem um documento final devido a desacordos entre os participantes.

mgt/nvo/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.