24 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cidade polonesa a mais poluída da União Europeia

Nowy Targ

Cidade polonesa a mais poluída da União Europeia

Varsóvia, 9 dez (Prensa Latina) Nowy Targ, no sudeste da Polônia, é a cidade mais poluída da União Europeia (UE), a fundação Alerta Smog, especializada no monitoramento da qualidade do ar, revelada hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A cidade tem uma alta concentração de partículas de pó transportadas pelo ar, muitas delas cancerígenas, como o benzopireno, noticiou a mídia polonesa na quinta-feira.

Segundo o Alerta Smog, o número de dias com um sinal vermelho de má qualidade do ar aumentou desde 2016, quando esses indicadores foram medidos pela primeira vez.

A proporção de agentes nocivos à saúde nesta cidade de cerca de 34.000 habitantes é 18 vezes maior do que os limites recomendados pelas autoridades sanitárias.

O relatório da fundação destaca que não poucas das cidades que ocupam os piores lugares no ranking de seu relatório são consideradas cidades termas, pois estão próximas às montanhas e têm uma certa tradição como centros de turismo de férias e de saúde.

De acordo com o último relatório anual da Agência Europeia do Meio Ambiente, publicado em novembro de 2020, a Polônia tem o ar mais poluído da UE. A mesma agência estimou que 50.000 mortes prematuras por ano são causadas pela poluição neste país e a Organização Mundial da Saúde colocou 36 das 100 cidades europeias mais poluídas da Polônia.

Em 2020, Orzesze da Polônia foi a cidade com a pior classificação, segundo um relatório da empresa suíça IQAir, que comercializa uma plataforma que reporta a qualidade do ar em tempo real.

Segundo os especialistas, uma das principais causas da poluição é o sistema de aquecimento doméstico ainda utilizado em muitos lares poloneses, com plásticos e lixo sendo queimados além do carvão de baixa qualidade.

gas/gfa/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.