24 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Condenam no Chile a visita do opositor venezuelano Leopoldo López

Chile, Leopoldo López, visita, repudio

Condenam no Chile a visita do opositor venezuelano Leopoldo López

Santiago do Chile, 8 dez Prensa Latina) Forte repúdio causa a presença hoje no Chile do opositor venezuelano e foragido da justiça Leopoldo López, que se encontrou com o candidato presidencial de extrema direita José Antonio Kast e visitou a Convenção Constituinte. López foi recebido com o lançamento de ovos e os gritos de assassino ao ingressar na assembleia constituinte para um encontro com a direita chilena.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Vim aqui para protestar contra o convite feito a este fascista, um assassino que participou de várias tentativas de golpe em seu país”, disse Juan Cuevas, um dos manifestantes, que foi detido pela polícia.

“Parece-me que esta visita é um ato indevido que visa claramente torpedear o funcionamento da Convenção”, declarou Marcos Barraza, integrante do órgão encarregado da redação de uma nova Carta Magna em substituição à vigente desde a época da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Barraza considerou a presença de López uma provocação e uma ameaça, com o agravante – disse – do convidado ser um foragido internacional e ter processos pendentes.

Leopoldo López foi condenado em 2015 na Venezuela a 13 anos de prisão por delitos de instigação pública, associação criminosa e por ocasionar danos durante a onda insurrecional denominada La Salida, que deixou 43 mortos e centenas de feridos.

Favorecido por medida substitutiva de privação de liberdade, violou o regime de prisão domiciliar em 30 de abril de 2019 e ingressou na residência do embaixador da Espanha em Caracas, onde permaneceu até outubro de 2020, quando deixou o país ilegalmente para se estabelecer na nação europeia.

Questionada sobre a presença de López na Convenção, a presidenta daquele órgão, Elisa Loncón, declarou: “a verdade é que existe um setor da direita que sempre tentou boicotar o processo e não queremos que essa visita seja explorada para ataque à Convenção, porque o Chile está passando por um processo de acordo com sua natureza.”

Enquanto isso, Fernando Atria, da Frente Ampla, denuncia que esse personagem vem ao Chile para participar de uma campanha para desacreditar tanto a convenção quanto o candidato de esquerda à presidência, Gabriel Boric.

López se encontrou aqui com o candidato do Palácio de La Moneda pelo Partido Republicano de extrema direita, José Antonio Kast, poucos dias antes da votação de 19 de dezembro.

rgh/car/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.