17 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China critica boicote diplomático da Austrália aos jogos Beijing-2022

China, Australia, protesta, boicot, juegos, olímpicos

China critica boicote diplomático da Austrália aos jogos Beijing-2022

Beijing, 8 de dez (Prensa Latina) A China pediu hoje à Austrália que dê passos concretos para melhorar as relações bilaterais, criticando sua decisão de apoiar os Estados Unidos em um boicote diplomático aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Beijing-2022.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O gigante asiático indicou que a medida discorda de uma declaração recente de Canberra sobre sua disposição de reviver os laços mútuos, severamente afetados nos últimos anos após o veto da Huawei em participar da implantação da rede 5G, restrições comerciais e até mesmo a investigação sobre a origem da Covid-19.

No entanto, frisou que o convite aos dirigentes australianos para a nomeação corresponde ao seu Comité Olímpico Nacional e também o importante será a participação dos seus atletas, não de políticos com posições radicais.

Nesse sentido, a China reiterou as boas-vindas aos atletas do país oceânico e desejou-lhes um bom desempenho durante os jogos de inverno, a serem realizados em fevereiro próximo.

Desta forma, ele reagiu ao pronunciamento de poucas horas atrás do primeiro-ministro Scott Morrison, que anunciou que não enviará representantes de seu governo a Beijing-2022 pelo alegado genocídio, estabelecimento de campos de reeducação e abuso da etnia grupos da região autônoma uigur em Xinjiang.

Mas o presidente indicou que os atletas vão disputar a luta e, de fato, o Comitê Olímpico Australiano ratificou a presença da delegação com 40 integrantes, embora respeite a decisão do Executivo.

A decisão de Morrison seguiu-se à dos Estados Unidos, com a China prometendo contramedidas como contrárias ao espírito esportivo.

Ontem, Beijing alertou Washington que sua atitude só prejudicará o diálogo bilateral e a cooperação em áreas importantes e assuntos internacionais.

“Os Estados Unidos pagarão o preço por seu erro (…) está tentando interferir nos jogos Olímpicos de Beijing com preconceitos ideológicos e com base em rumores e mentiras”, disse Zhao Lijian, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, em uma conferência de imprensa.

Além dos dois aliados, outras potências como Reino Unido e Canadá também estão promovendo um boicote internacional aos jogos devido aos supostos maus-tratos em Xinjiang, região com forte presença de muçulmanos.

A China negou repetidamente as acusações e previu o fracasso de uma campanha voltada para a politização das competições, o que tornará sua capital a única cidade do planeta a sediar as duas variantes da competição internacional, após sediar a versão de verão de 2008.

rgh / ymr / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.