25 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Evidenciam premeditação no assassinato de estudante na Colômbia

Evidenciam premeditação no assassinato de estudante na Colômbia

Bogotá, 7 dez (Prensa Latina) O assassinato do estudante universitário Lucas Villa no viaduto entre Pereira e Dosquebradas, no dia 5 de maio passado durante a Greve Nacional na Colômbia, foi premeditado, concluiu uma investigação divulgada hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Uma análise audiovisual liderada por 070, Baudo, Bellingcat e Forensic Architecture reconstruiu o assassinato de Villa, que leva em conta vídeos veiculados por diversos usuários nas redes sociais e um vídeo inédito de uma câmera de segurança.

A investigação foi realizada com um modelo de tecnologia 3D, em que se constatou que Lucas foi alvo de crime premeditado e na peça audiovisual, que compila a investigação, os acontecimentos são mostrados em ordem cronológica e detalhada.

Elas mostram como os pistoleiros desceram de uma motocicleta e revistaram a multidão em busca de Lucas e depois atiraram nele oito vezes, a última com a intenção de um golpe de misericórdia, segundo a investigação.

Por fim, o vídeo gravado pela câmera de segurança mostra que alguns policiais passaram pelo local logo depois de ferir Villa e nem perguntaram o que havia acontecido.

Lucas foi declarado com morte cerebral cinco dias após o ataque, quando protestava pacificamente em meio à greve nacional.

Até o momento, as autoridades e a justiça não apresentaram avanços nas investigações, nem resultados concretos para esclarecer o homicídio.

Em 28 de abril de 2021, sindicatos, organizações políticas, sociais, étnicas, estudantes, professores, entre outros, saíram às ruas do país em uma greve nacional contra o governo de Iván Duque.

Os abusos da polícia contra os manifestantes aumentaram o descontentamento que prolongou as manifestações por vários meses, considerada esta grande mobilização como a maior eclosão social dos últimos 70 anos.

São cerca de 80 assassinatos no contexto da greve nacional, cometidos por policiais e mercenários.

mem / otf / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.