21 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

CEPAL prevê um aumento de 25 por cento nas exportações regionais

CEPAL prevê um aumento de 25 por cento nas exportações regionais

Santiago do Chile, 7 dez (Prensa Latina) O valor das exportações de mercadorias na região crescerá 25% este ano, de acordo com um relatório anual apresentado hoje pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo a agência da ONU, este aumento é impulsionado por um aumento de 17% nos preços dos produtos, especialmente dos minerais, hidrocarbonetos e produtos agroindustriais, e por uma expansão de 8% no volume das exportações.

O maior dinamismo foi registrado no comércio com a China (35%) e dentro da própria região (33%), seguido pela União Europeia (23%) e os Estados Unidos (19%).

A CEPAL considera esta recuperação importante, após a queda acentuada de 10% registrada em 2020, embora avise que a recuperação será assimétrica e muito heterogênea, num contexto de grande incerteza devido à crise resultante da pandemia de Covid-19.

“Esta situação deve exigir uma reflexão sobre a urgência de aprofundar a integração econômica regional”, advertiu a secretária executiva da CEPAL, Alicia Bárcena.

Bárcena salientou que o progresso em direção a um mercado regional integrado é essencial não apenas para gerar escalas eficientes de produção e promover processos de diversificação produtiva e de exportação, mas também para alcançar maior autonomia em setores estratégicos.

A entidade considera um desafio alcançar autonomia produtiva regional na indústria da saúde, especialmente nos setores farmacêutico e de dispositivos médicos.

Em seu relatório “Perspectivas do Comércio Internacional na América Latina e no Caribe”, a CEPAL estima que até 2022 o valor das exportações e importações regionais de mercadorias aumentará em 10% e 9%, respectivamente, num contexto de crescimento mais lento da economia global.

mem/car/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.