22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Quase 4.000 líbios disputam assentos no Parlamento

Libia, elecciones, parlamento, candidatos

Quase 4.000 líbios disputam assentos no Parlamento

Trípoli, 6 dez (Prensa Latina) Quase quatro mil líbios registraram suas candidaturas para disputar assentos no Parlamento nas eleições gerais de 24 de dezembro, anunciou hoje uma fonte oficial.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A Alta Comissão Eleitoral Nacional (HNEC, na sigla em inglês) especificou em comunicado que 3.400 homens e 597 mulheres registraram seus nomes para disputar assentos no hemiciclo.

De acordo com o cronograma, as eleições gerais serão realizadas no dia 24 de dezembro, embora cresçam os apelos de vários setores para adiar o processo, ideia rejeitada pela comunidade internacional.

Para as eleições presidenciais, 98 candidatos se inscreveram, embora o HNEC tenha desclassificado mais de vinte.

Entre os candidatos da linha de frente para o cargo mais alto estão o marechal Khalifa Haftar, homem forte do leste do país, Saif al Islam, filho do destituído Muammar al-Gaddafi, o presidente do Parlamento Aqilah Saleh e o primeiro-ministro em exercício Abdul Hamid Dbeiba.

Os resultados são imprevisíveis pela polarização e dependem muito dos nomes e de quão forte é a mobilização em favor dos candidatos, estimada dias atrás Claudia Gazzini, analista de assuntos líbios do International Crisis Group, em declarações ao canal Sky News Arabia.

A comunidade internacional considera essas eleições fundamentais para tentar acabar com a espiral de violência que o país viveu desde a derrubada de Al Gaddafi em 2011, após uma guerra apoiada por membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte, incluindo os Estados Unidos, França e o Reino Unido

Sob os auspícios da ONU, 75 delegados líbios representando várias facções e territórios, elegeram um governo de transição em fevereiro passado, encarregado de liderar o país até as eleições.

jf / rob / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.