18 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cineasta cubano Rolando Díaz recebe prêmio no Festival

Cuba, Rolando Díaz, festival, cine

Cineasta cubano Rolando Díaz recebe prêmio no Festival

Havana, 6 dez (Prensa Latina) O renomado cineasta cubano Rolando Díaz retorna hoje ao Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano em busca de um prêmio no concurso para o filme Dossier de Ausencias.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Autor do filme Los pájaros tirándole a la escopeta (1984), vencedor do Terceiro Prêmio Coral (ex-aequo) no evento cinematográfico, Díaz reaparece com uma obra produzida na República Dominicana para falar sobre ausências e dores humanas.

A nova proposta do premiado diretor já conquistou o Prêmio de Melhor Produção no Festival Ibero-Latino-Americano de Trieste, na Itália, e já se encontra entre os 56 longas de ficção que têm Coral em Cuba.

Baseado na história do poeta Alfonso Quiñones, também cubano, o filme centra sua trama em uma garota adotiva chamada Moraima (Judith Rodríguez) que decide conhecer seus pais biológicos e embarca na intensa e dolorosa busca.

Como o próprio criador explicou à imprensa, a narrativa surgiu a partir de um acontecimento real ocorrido quando as instituições dominicanas lançaram o chamado Projeto de Direito da Criança em 1995.

Deste acontecimento e da investigação de Quiñones, teceu-se o audiovisual que, embora muitos o considerem documentário, não recorre à reconstrução convencional dos acontecimentos mas sim a um tratamento híbrido, explicou.

O autor de En tres y dos (1985), La vida segundo Ofelia (2007), Los Caminos de Aissa (2013), Cercanía (2005), entre outros títulos, contou com o talento de vários conterrâneos como Julio Rodríguez para esse trabalho na direção da fotografia, Julián Fernández na trilha sonora e Angélica Salvador na edição.

Dossiê de Ausências fecha nesta segunda-feira a programação de exibições do Cine Acapulco da capital, após a exibição programada para as 22 horas locais.

Mais de 160 filmes de cerca de vinte países marcam o rumo da tão esperada competição de cinema latino-americano que premia as categorias de longa-metragem e curta-metragem de ficção, primeiro trabalho, documentário, animação, curta-metragem e pós-produção.

Cem produções estão inscritas com notável presença de obras do Brasil, México, Argentina, Cuba, México e Chile, enquanto até hoje acontecem 12 seções não competitivas, encontros teóricos, exposição de pôsteres e apresentação de livros.

jf / yrv / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.