24 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Vítimas de explosão no Líbano exigem aceleração da justiça

Vítimas de explosão no Líbano exigem aceleração da justiça

Beirute, 5 dez (Prensa Latina) A Associação de Famílias das Vítimas da Explosão de Beirute pediu a aceleração do processo judicial contra os responsáveis ​​pela catástrofe, destacou hoje um relatório da Agência Nacional de Notícias.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Depois de lembrar seus mortos como todos os dias 4 em uma área do terminal portuário, a associação questionou sobre os atrasos para que a verdade fosse revelada.

“Estamos surpresos com as tentativas de resolver o caso, a última das quais resultou na convocação de uma sessão parlamentar para votar em um tribunal fictício e nos esconder a fim de escapar da responsabilidade”, disse um comunicado de familiares, e em qualquer caso, quem vota ou participa dessa reunião é um inimigo para nós, um inimigo de nossa causa e um assassino. ”

A associação frisou que só aceitará processo conduzido pelo Judiciário, em resposta a demandas para processar ex-presidentes dentro da jurisdição legal ativo.

O governo está enfrentando um boicote por representantes dos partidos do movimento Amal e Hizbullah que rotulam as ações do juiz investigador no caso, Tarek Bitar, como sectárias e politizadas.

Ambas as formações defendem a criação de uma comissão especial do Parlamento como a única capaz de levar a julgamento ex-ministros ou ex-presidentes.

Essa solução não contempla a retirada do jogo de Bitar, que permaneceria no cargo em sua jurisdição e os ex-presidentes envolvidos na catástrofe apresentariam seus argumentos perante a instância competente.

Tal proposta resolveria o problema do boicote e, embora todas as partes a tenham aprovado, foi repentinamente interrompida sem motivo conhecido.

De acordo com o jornal al-Joumhouria (A República), o Hezbollah e o Amal nunca permitirão seletividade, politização ou injustiça intencional no processo investigativo, uma linha vermelha para eles.

Essas duas partes aspiram que toda a verdade sobre a explosão seja revelada e que não haja ocultação.

Bitar convocou os ex-ministros Nouhad Machnouk (Interior), Ali Hassan Khalil (Finanças) e Ghazi Zoaiter (Obras Públicas), sob a acusação de negligência.

Os três ocuparam seus cargos anos após a chegada ao terminal portuário do nitrato de amônio, substância que explodiu em 4 de agosto de 2020.

Assim, surgem dúvidas sobre a imparcialidade do processo, uma vez que desde 2014 ele nunca chamou os responsáveis ​​pela presença do material explosivo e seu mau armazenamento em cais.

mem / arc / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.