22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cúpula entre Índia-Rússia impulsionam a cooperação bilateral

Narendra Modi e Vladimir Putin

Cúpula entre Índia-Rússia impulsionam a cooperação bilateral

Nova Delhi, 5 de dez (Prensa Latina) Índia e Rússia podem assinar vários acordos para impulsionar a cooperação em defesa, comércio, investimento, energia e tecnologia durante a cúpula anual do primeiro-ministro indiano Narendra Modi e do presidente russo Vladimir Putin.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, chegarão a Nova Delhi neste domingo para participar do primeiro Diálogo 2 + 2 com seus homólogos Subrahmanyam Jaishankar e Rajnath Singh, respectivamente.

A cúpula e as negociações ministeriais de defesa e relações exteriores podem discutir a situação no Afeganistão e a crescente ameaça do terrorismo, informou o Press Trust of India.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Índia, o primeiro-ministro Narendra Modi e o presidente Vladimir Putin iniciarão a cúpula às 17h30, horário local, e o líder russo retornará a Moscou às 21h30, horário local.

Antes da nomeação, Nova Déli deu passagem ao acordo de longo prazo de fuzil de assalto AK 203 Kalashnikov para produzir mais de meio milhão de fuzis por meio de uma empresa indo-russa, em um negócio de cerca de 660 milhões de dólares. Além disso, é provável que concluam a fase final das negociações para um tratado de apoio logístico, que poderia ser assinado durante as conversações 2 + 2 ou na própria cúpula.

Índia e Rússia renovarão um quadro de cooperação técnico-militar para a próxima década, além de anunciar uma comissão conjunta de tecnologia e ciência.

Poderiam ainda selar uma série de propostas de aquisição de material de defesa, além de deliberar sobre o projeto pendente de produção conjunta de 200 helicópteros leves bimotores Kamov-226T para as Forças Armadas indianas.

A decisão de Putin de visitar Nova Delhi, apesar da situação da Covid-19 na Rússia, reflete a importância que ele atribui ao relacionamento com a Índia, disseram as fontes.

O dia de amanhã, segunda-feira, começará com as conversações entre o ministro da Defesa, Rajnath Singh, e seu homólogo russo, Sergei Shoigu, no âmbito da Comissão Intergovernamental Índia-Rússia para Cooperação Técnico-Militar.

Enquanto isso, o chefe das Relações Exteriores, Subrahmanyam Jaishankar, se encontrará com seu homólogo russo, Sergei Lavrov.

Em seguida, os Ministros das Relações Exteriores e da Defesa de ambas as nações realizarão o primeiro Diálogo “2 + 2”.

Narendra Modi e Vladimir Putin planejam realizar uma reunião individual antes da XXI Cúpula Anual Índia-Rússia.

Os acordos a serem assinados abrangem as áreas de comércio, energia, cultura, defesa e tecnologia e, além dos acordos entre governos, outros poderão ser discutidos fora da cúpula.

Em relação à cooperação em defesa, as partes se concentrarão na produção e desenvolvimento de equipamentos e plataformas militares.

Em relação aos laços de investimento, a meta de chegar a US $ 30 bilhões foi cumprida em 2018 e agora a meta é chegar a US $ 50 bilhões até 2025.

No comércio bilateral, os esforços se concentrarão na diversificação dos laços comerciais, até então dominados pela cooperação no setor de energia.

A Índia está interessada em intensificar as relações comerciais com o Extremo Oriente russo e 11 governadores da região foram convidados para o próximo conclave do Vibrante Gujarat.

Um tema proeminente da visita de Putin será a entrega dos sistemas de defesa antimísseis S-400, que está dentro da alçada da lei dos EUA para combater os adversários por meio de sanções (Caatsa), observou o jornal The Hindu.

As duas partes poderão firmar o Acordo de Troca de Logística Recíproca (Relos), por meio do qual os dois exércitos terão acesso a instalações de apoio nas bases e portos um do outro.

As trocas também devem se traduzir em maior colaboração em hidrocarbonetos, já que ambos os lados mostram interesse em explorar oportunidades de investimento.

A cúpula pode servir para revisar a missão espacial indiana Gaganyaan, com uma tripulação treinada pela Rússia.

mem / abm / sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.