22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Unesco: Cultura, paz e desenvolvimento

unesco-cultura-paz-e-desenvolvimento

Unesco: Cultura, paz e desenvolvimento

Por Waldo Mendiluza
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Paris, 4 dez (Prensa Latina) A cultura representa uma ferramenta insubstituível para a humanidade enfrentar seus desafios urgentes, desde a paz, o bem-estar e o desenvolvimento sustentável até a inclusão e coesão social.

Isso explica o compromisso da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em aumentar seu papel no multilateralismo.

No cenário atual da Covid-19 e das restrições para impedi-la, ela se tornou um instrumento para se manter viva, sublinhou o vice-diretor-geral daquela entidade para a Cultura, Ernesto Ottone, em entrevista ao Orbe.

De acordo com o responsável chileno, a crise da saúde demonstrou a importância deste setor, capaz de dar esperança em tempos tão difíceis.

Se analisarmos a distribuição de conteúdos online durante a pandemia, grande parte corresponde a concertos, visitas virtuais a museus, reprodução de peças teatrais e tantas outras atividades, que sem dúvida constituem apoios à saúde mental das pessoas, obrigadas a permanecer em situações inéditas de confinamento, ele ilustrou.

A 41ª Conferência Geral da Unesco, realizada em Paris de 9 a 24 de novembro, traçou as projeções da organização em educação, ciência e cultura para os próximos oito anos, uma visão amplamente alimentada pelas experiências dos últimos quase dois anos. Anos de ataque do SARS -CoV-2 coronavirus.

Ottone especificou que os 193 estados membros da entidade multilateral ratificaram no fórum as prioridades sobre África e o seu desenvolvimento, e igualdade de género, questões em que a cultura tem espaços relevantes.

Durante a pandemia, o setor criativo foi um dos mais atingidos e as mulheres sofreram os maiores impactos, mesmo em um contexto de precariedade no trabalho que consideramos insustentável, acrescentou.

O responsável da entidade destacou ainda no diálogo com este semanário o objetivo traçado pela Unesco de apoiar os jovens, com linhas de ação que vão desde a reinserção profissional à formação, desde a oportunidade de acesso a estudos superiores ou técnicos em áreas como restauração e a aplicação de novas tecnologias.

Ottone insistiu que a procura de uma maior contribuição para os desafios da humanidade como a prevenção e mitigação de desastres naturais, a paz e o progresso inclusivo é permanente desde as várias áreas de competência da organização.

A terceira Conferência Mundial sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável, programada para 28 a 30 de setembro de 2022 no México, será um momento propício para revisar e adaptar as agendas nesses e em outros desafios, afirmou.

mem / wmr /ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.