18 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Diretor panamenho destaca alcance social do cinema

diretor-panamenho-destaca-alcance-social-do-cinema

Diretor panamenho destaca alcance social do cinema

Panamá, 4 dez (Prensa Latina) O diretor panamenho Abner Benaim destacou as implicações sociais da sétima arte, cujas expressões mais genuínas podem ser vistas hoje no X Festival Internacional de Cinema do país do istmo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Benaim, que comandou as filmagens de Plaza Catedral, filme que abriu este encontro, comenta que seu longa-metragem recria males como corrupção, pobreza e desigualdade, agravados pela pandemia Covid-19.

Tudo o que era ruim foi para o pior, afirmou ele.

Sobre a nomeação que este sábado entra em seu segundo dia de intensa programação, ele comentou que é uma amostra da qualidade do cinema e do quanto pode ser feito no Panamá.

Por sua vez, a atriz mexicana Ilsa Salas, protagonista daquele filme, comentou à imprensa credenciada que o Panamá é mais uma personagem da Plaza Catedral.

Sou mexicano, mas aprecio aqui realidades semelhantes às de meu país, disse ele. Arranha-céus com apartamentos milionários e ao lado de um bairro pobre, que dá para ver da janela, parece que não existe. Um substitui o outro.

A Plaza Catedral tem em outro dos protagonistas o jovem panamenho Fernando Xavier de Casta, de 14 anos, morto após ser baleado no populoso bairro de San Miguelito, na Cidade do Panamá, em junho passado, aparentemente em ato de violência de gangues.

Salas destacou que o Festival homenageia crianças como Fernando e pediu para ver o filme que será exibido nos cinemas do Panamá a partir de 9 de dezembro, para depois refletir sobre o quanto devemos às crianças e à sociedade, quebrada e desigual e o que fazer para transformar isto.

A programação do Festival vai até o próximo domingo com 13 filmes, 10 convidados e representações de países da Europa, América e Ásia, com uma presença significativa de filmes latino-americanos.

Como explicou Pituka Ortega, diretora do Festival Internacional de Cinema do Panamá na véspera em entrevista coletiva, esse tipo de encontro dá visibilidade ao país.

O que está acontecendo, disse ele, é algo que ninguém acreditaria há dez anos e elogiou o calibre do filme Plaza Catedral com o qual este evento foi inaugurado.

O programa inclui oito estreias: “Praça da Sé”, “Vals de Santo Domingo”, “Rafaela”, “A opção zero”, “Quo Vadis Aida”, “As melhores famílias”, “Era uma vez em Euskadi” e ” Una história de amor e desejo ”.

Fitas como “Judas e o Messias Negro”, “Clara Sola”, “Annette”, “Sundown” e “The Zero Option” também serão exibidas em vários pontos da Cidade do Panamá, alguns ao ar livre e em locais públicos., cumprimento das medidas de biossegurança para a pandemia Covid-19.

msm / ga /ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.