22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Satisfeita defesa com processo contra crimes na Colômbia

Colombia, abogado, Elmer, MOntaña, Andrés Escobar

Satisfeita defesa com processo contra crimes na Colômbia

Bogotá, 3 de dez (Prensa Latina) O advogado Elmer Montaña, defensor das vítimas da violência grevista na Colômbia, recebeu hoje com satisfação a intimação da promotoria ao empresário Andrés Escobar, acusado de atirar contra manifestantes em Cali.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Após seis meses desse acontecimento, muito criticado pela população colombiana por também ter o apoio da polícia, como mostram as imagens captadas por várias pessoas, Escobar deve comparecer a um tribunal no dia 24 de janeiro.

Ele, um grupo de civis e membros da Polícia Nacional são processados “pelos ataques que perpetraram contra membros da minga indígena e pessoas que participaram do protesto social”, disse o advogado criminal.

“O senhor Andrés Escobar tem tempo para pensar em colaborar com a justiça, contando quem foram os verdadeiros organizadores do grupo paramilitar urbano que atacou os índios Minga e os manifestantes da Univalle. Sabemos que ele não era o cérebro”, afirmou.

Os acontecimentos ocorreram no contexto das mobilizações ocorridas durante os mais de dois meses da greve nacional, iniciada no dia 28 de abril, contra as políticas do governo de Iván Duque, e considerada a maior manifestação social dos últimos 70 anos em este país.

Essas mobilizações foram fortemente reprimidas pela polícia, pelos militares e pelo Esquadrão Móvel Anti-Motim, implantado pelo governo nacional, especialmente em Cali.

“Quando denunciamos Andrés Escobar e seu bando, bem como a polícia que os ‘vigiava’ enquanto atiravam nos manifestantes, estávamos convencidos de que haviam cometido crimes graves. Agora @FiscaliaCol concorda conosco”, disse o advogado hoje em sua conta no twitter.

Na ocasião, políticos da oposição denunciaram a suposta participação de policiais à paisana, sob ordens do governo, para fazer com que os protagonistas das mobilizações pacíficas aparecessem como vândalos ou terroristas.

Nesse sentido, o senador indígena Nasa Feliciano Valencia garantiu que a polícia, conforme evidenciado pelos vídeos, aplica a estratégia paramilitar nas cidades.

mem / otf/ mmd

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.