18 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Republicanos nos EUA tornando o país ingovernável

EEUU, republicanos, Paul Krugman

Republicanos nos EUA tornando o país ingovernável

Washington, 3 dez (Prensa Latina) As ações do Partido Republicano no Congresso visam a fazer dos Estados Unidos um país ingovernável, disse hoje Paul Krugman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia e professor da Universidade de Nova York.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em um artigo de opinião no The New York Times, o acadêmico avalia o trabalho dos membros do Conselho e conclui que eles não só se recusam a ajudar o país a resolver seus problemas, mas estão trabalhando ativamente para levar os EUA a essa posição.

Entre outras questões que os Vermelhos estão pressionando é o iminente fim do Roe v. Wade, que protege o direito das mulheres ao aborto e ameaça se tornar um assunto de peso nas eleições de meio de mandato de 2022 e nas eleições gerais de 2024.

Ele também estimou que o governo dos EUA estava prestes a fechar este fim de semana, algo salvo no dia anterior por um acordo de última hora que evitou essa crise, mas outra crise, advertiu ele, está a algumas semanas de distância.

Espera-se que o governo alcance seu teto de endividamento em meados deste mês, e o não aumento do teto causaria estragos não apenas na governança, mas na reputação financeira do país, disse Krugman.

Tanto o financiamento contínuo do governo quanto o aumento do limite da dívida estão sujeitos a obstrução, e muitos senadores republicanos não apoiarão nenhum deles a menos que os democratas satisfaçam suas exigências, algo que o acadêmico acredita ter caracterizado esse partido nos últimos anos.

E o que é que deixa os republicanos tão animados que estão dispostos a colocar em risco tanto o funcionamento de nosso governo quanto a estabilidade financeira do país, perguntou ele.

Digam o que disserem, eles não estão assumindo uma posição de princípio – ou pelo menos, não com base em nenhum outro princípio que não seja a proposta de que mesmo os democratas devidamente eleitos não têm o direito legítimo de governar, disse ele.

Criar crises orçamentárias cada vez que um democrata senta na Casa Branca se tornou, disse ele, o procedimento operacional padrão dos republicanos.

Krugman emitiu duras críticas ao partido, especialmente por suas posições que tentam “bloquear qualquer resposta efetiva a uma doença mortal”, no caso do Covid-19.

Ele culpou o grupo por se envolver em “sabotagem direta” para prejudicar os planos democratas de combate à pandemia. Mas, ele enfatizou, tentar fechar o governo para bloquear as vacinas parece um exagero, mesmo para os cínicos endurecidos.

Espero que o resto de nós não tenhamos perdido a capacidade de ficarmos devidamente aterrorizados com este espetáculo, observou Krugman.

mem/lb/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.