21 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Petrolífera Shell abandona projeto controverso em mares britânicos

Shell, abandono, proyecto, mares, británicos

Petrolífera Shell abandona projeto controverso em mares britânicos

Londres, 3 dez (Prensa Latina) A multinacional anglo-holandesa Royal Dutch Shell anunciou hoje que abandonará um controverso projeto de exploração de petróleo no Mar do Norte, em uma decisão bem recebida por grupos ambientalistas britânicos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo a empresa, uma análise abrangente dos planos de exploração de Cambo, um campo mapeado a oeste das ilhas Shetlands da Escócia, constatou que os benefícios econômicos não são suficientemente fortes no momento, e que há a possibilidade de atrasos na implementação.

O anúncio feito pela Shell, que detinha 30% de participação no projeto, foi recebido com alegria por grupos ecológicos e ambientalistas que há anos vêm pedindo ao governo britânico que proíba as licenças de exploração e desenvolvimento.

“A Shell está fora! Este é o começo do fim para a Cambo”, disse o grupo ambientalista Stop Cambo no Twitter, que advertiu, no entanto, que não descansará até que o projeto inteiro seja encerrado.

A afiliada britânica da Greenpeace, que em outubro passado perdeu um desafio legal para forçar o governo a reverter uma permissão concedida à British Petroleum para operar em um campo vizinho do Mar do Norte, disse que a retirada da companhia petrolífera anglo-holandesa deveria ser vista como um golpe fatal para a Cambo.

O deputado trabalhista e conhecido ambientalista Ed Miliband disse que a Shell havia mostrado que era uma má escolha e instou as autoridades conservadoras a porem um fim ao projeto de uma vez por todas.

A decisão correta para garantir a segurança energética do Reino Unido é acelerar a introdução de energias renováveis e assegurar que os interesses dos trabalhadores do setor de petróleo e gás sejam protegidos através de uma transição justa, disse ele.

A empresa Siccar Point Energy, que compartilhou o projeto Cambo com a Shell, prometeu procurar alternativas para continuar a exploração, enquanto o governo se limitou a dizer que esta é uma decisão comercial tomada independentemente pela transnacional anglo-holandesa.

Segundo especialistas, o campo petrolífero tem o potencial de produzir cerca de 175 milhões de barris na primeira etapa.

mem/nm/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.