20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Jornada científica no Dia Latino-Americano contra o câncer de boca

Latinoamérica, jornada, cáncer, bucal

Jornada científica no Dia Latino-Americano contra o câncer de boca

Havana, 3 dez (Prensa Latina) Uma jornada científica focalizará as atividades de hoje para o Dia Latino-Americano de Luta contra o Câncer Bucal, em homenagem ao nascimento do pesquisador cubano Julio César Santana (1927-2021) e seu dedicado trabalho preventivo contra a doença.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Criado em 2009 pela Assembleia da Federação Latino-Americana de Odontologia, o objetivo deste dia é estimular a conscientização dos profissionais de Cuba, da região e do mundo na prevenção e diagnóstico precoce de lesões pré-cancerosas e câncer bucal.

Da Faculdade de Estomatologia da Avenida de Carlos III, em Havana, uma das oito instituições mais antigas do gênero na América Latina, as novas gerações de estudantes e profissionais recordarão o trabalho deste cientista cubano, que refletiu repetidamente sobre a necessidade de auto-exame da cavidade oral.

“Estamos diante do espelho e observamos se há alguma destas alterações em nossa boca: uma mancha branca ou vermelha, uma ulceração, ou um nódulo. Se for detectado, vá imediatamente a um especialista”, insistiu ele.

A estomatologia foi uma das disciplinas mais afetadas durante a pandemia de Covid-19 devido a sua exposição direta ao vírus SARS-Cov-2, tanto para o paciente quanto para o especialista. Muitos de seus profissionais e estudantes de graduação foram para apoiar os esforços de controle de doenças.

Agora, no retorno à sala de aula e frente aos conjuntos odontológicos, eles priorizam tratamentos que tiveram uma pausa e oferecem cuidados a mulheres grávidas, deficientes e idosos, entre outros.

Eles também estão concentrando sua atenção no desenvolvimento profissional e estão atualmente participando do 10º Simpósio sobre saúde oral e do 9º workshop sobre câncer oral, que está sendo realizado virtualmente por três semanas em dezembro.

De acordo com o Anuário Estatístico de Saúde, a incidência de câncer de lábios, cavidade oral e faringe em Cuba é maior nos homens do que nas mulheres.

O câncer de boca é uma doença que pode ser detectada com uma análise de rotina, mas os especialistas recomendam reduzir e/ou eliminar o consumo de tabaco e/ou álcool para sua prevenção.

Eles também recomendam o uso de mecanismos para prevenir a transmissão do vírus do papiloma humano, principalmente através do contato sexual, e para manter um bom nível de higiene oral e um ótimo estado da dentição.

jha/alb/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.