20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONU exige a retirada de Israel do Golã sírio ocupado

onu-exige-a-retirada-de-israel-do-gola-sirio-ocupado

ONU exige a retirada de Israel do Golã sírio ocupado

Damasco, 2 Dez(Prensa Latina) A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou hoje um documento pedindo a Israel que cumpra as resoluções do Conselho de Segurança e se retire completamente do Golã Sírio, ocupado desde junho de 1967.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com a transmissão da televisão nacional aqui, 94 países votaram a favor, sete contra e 69 se abstiveram.

A resolução considera a decisão israelense tomada em 1981 de impor suas leis e jurisdição ao Golã como nula e sem efeito, e exige que Tel Aviv se retire deste território para as fronteiras antes de 4 de junho de 1967.

Na sua intervenção anterior à votação, o delegado sírio Bassam Sabbagh mencionou os textos aprovados anualmente pela Assembleia Geral há mais de cinco décadas e que pedem ao ocupante que devolva este território à Síria.

A intransigência de Israel e sua recusa em cumprir as resoluções do Conselho de Segurança, em particular no. 497 de 1981, demonstra a incapacidade das Nações Unidas de obrigar este estado a respeitar o direito internacional, disse Sabbagh.

Ele denunciou que o guarda-chuva de proteção proporcionado pelos Estados Unidos e outros países e seu apoio ilimitado a Israel dentro e fora da ONU encoraja este Estado a continuar com suas práticas agressivas.

Segundo o diplomata, o direito da Síria de reconquistar o Golã não está sujeito a negociação ou concessão e nunca expira com o passar do tempo.

Israel ocupou o Golã após a chamada Guerra dos Seis Dias, em 1967, e incorporou aquele território ao seu ordenamento jurídico em 1981, que foi rejeitado pela comunidade internacional.

A administração anterior dos EUA reconheceu a soberania israelense sobre esta região em 2018 em uma violação clara e flagrante das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

jf/fm/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.