26 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

O medo da verdade sobre a explosão no Líbano

o-medo-da-verdade-sobre-a-explosao-no-libano

O medo da verdade sobre a explosão no Líbano

Beirute, 2 Dez(Prensa Latina) O processo judicial ainda hoje está obstruído pela política na investigação da explosão no porto de Beirute e teme-se que a verdade nunca seja revelada, asseguraram fontes não identificadas ao site Naharnet.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O juiz Tarek Bitar, investigador do caso, está atualmente suspenso, aguardando decisão da Comissão Geral do Tribunal de Cassação, afirma o relatório.

Esta última instância judicial é a única autoridade competente para decidir sobre as denúncias apresentadas contra Bitar por ex-ministros acusados de negligência e convocados a depor pelo responsável pela investigação.

“O chefe do Conselho Superior da Magistratura, Suheil Abboud, terá de escolher qual júri examinará as reclamações dos ex-funcionários do Interior Nouhad Machnouk, do Financeiro Ali Hassan Khalil e das Obras Públicas Ghazi Zoaiter.

Grupos de direitos humanos e famílias das vítimas alertam que as repetidas suspensões anunciam a destituição de Bitar do cargo, o que prejudicaria ainda mais a investigação oficial sobre a pior tragédia libanesa em tempos de paz.

O investigador anterior, Fadi Sawwan, foi forçado a suspender os interrogatórios pelo mesmo motivo e, em seguida, removido do caso em fevereiro passado.

Enquanto isso, há um sentimento de abandono nos sobreviventes da explosão, segundo declarações do relator especial das Nações Unidas para a pobreza extrema e os direitos humanos, Olivier De Schutter.

Moradores dos bairros de Mar Mikhael e Geitaoui, entre os mais atingidos pelo explosivo incidente em 4 de agosto de 2020, atualizaram

De Schutter sobre a falta de proteção social e a má gestão do governo que levaram ao desastre.

A detonação matou mais de 200 pessoas, feriu 6.500 e destruiu parcial ou totalmente as casas de outras 300.000.

jf/arc/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.