26 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Novos atores econômicos em Cuba fortalecem o tecido produtivo

novos-atores-economicos-em-cuba-fortalecem-o-tecido-produtivo

Novos atores econômicos em Cuba fortalecem o tecido produtivo

Havana, 2 Dez(Prensa Latina) A inserção de novos atores econômicos em Cuba contribui para o fortalecimento do tecido produtivo do país, segundo executivos de órgãos públicos vinculados à sua atividade.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A vice-ministra da Economia e do Planejamento Johana Odriozola destacou que a expansão e organização do trabalho autônomo e a aprovação das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e cooperativas não agrícolas vão muito além de uma solução momentânea para alguns problemas.

Pretendemos que eles estejam realmente inseridos na economia nacional, frisou, e nesse sentido referiu a importância que atribuem não só à produção, mas também à exportação de bens e serviços.

Na véspera, ao falar em painel do II Fórum Empresarial Cuba 2021, o vice-presidente comentou que a nação caribenha prioriza todas as ações que contribuam para a internacionalização das empresas, pelo que representa para a entrada de divisas.

Ele destacou as condições que o país tem para garantir que tanto as MPMEs quanto as demais entidades atinjam esse objetivo, entre elas o potencial humano capacitado, um dos motivos pelos quais incentivam empreendimentos de base tecnológica.

A diretora-geral de Investimentos do Ministério de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros (Mincex), Vivian Herrera, explicou que uma vez aprovada a possibilidade de exportar e importar para o setor privado, 25 mil 112 formas de gestão não estatal manifestaram interesse em fazer isto.

Atualmente, são 6.349 contratos firmados e estão sendo feitas obras para o aperfeiçoamento desse serviço, que até agora são prestados por 45 empresas, disse.

A importância desses atores para o desenvolvimento local, para gerar vínculos com a indústria nacional e estimular o crescimento do setor estadual por meio da competição e do estabelecimento de alianças, foram outros motivos apontados para continuar ampliando seus espaços de participação e atuação.

No momento eles desfrutam de todas as prerrogativas que qualquer empresa possui, acrescentou Odriozola.

Cuba já conta com 883 MPMEs, 865 privadas e 18 estatais, além de 18 cooperativas não agrícolas, que geraram mais de 14.100 novos empregos.

jf/kmg/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.