22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China protesta contra o Japão por interferência na questão de Taiwan

teatro-marti-estreara-sob-os-pes-de-lizt-alfonso-dance-de-cuba

China protesta contra o Japão por interferência na questão de Taiwan

Pequim, 2 Dez(Prensa Latina) A China protestou junto ao Japão contra as declarações do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe sobre Taiwan e denunciou que se tratava de um ato de ingerência em um assunto puramente interno, informou hoje o Itamaraty.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com esse despacho, o ministro assistente das Relações Exteriores, Hua Chunying, apresentou a queixa em uma reunião urgente com o embaixador japonês, Tarumi Hideo.

O diplomata destacou que os comentários de Abe estão errados, minam a soberania da China ao expressar apoio aos setores separatistas de Taiwan e ao mesmo tempo constituem uma violação dos fundamentos das relações bilaterais e internacionais.

Ele afirmou que o Japão não tem o direito de expressar uma opinião irresponsável sobre a ilha, após o histórico de agressões, guerras e crimes cometidos contra a população do gigante asiático.

“A China pede ao lado japonês a refletir sobre a história e aprender com a história, a não prejudicar a soberania chinesa de forma alguma e a não enviar sinais errados às forças de independência em Taiwan”, disse Hua.

Ele também o alertou para não subestimar a forte determinação, vontade e capacidade de Pequim de proteger a soberania nacional e a integridade territorial.

Nesta quarta-feira, Shinzo Abe pediu ao Japão que não apoie a China se atacar Taiwan e até indicou que qualquer situação de guerra na ilha significaria uma emergência para o país japonês e sua aliança com os Estados Unidos.

Em sua opinião, qualquer “aventura militar apenas abriria o caminho para o suicídio econômico”.

Além de Hua, a imprensa e outras autoridades chinesas expressaram oposição às declarações do político, emitidas em momentos de grande tensão pelas incursões do Exército de Libertação Popular perto de Taiwan, como um impedimento a visitas e apoio de alguns países às autoridades chinesas. Taipei

jf/ymr/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.