20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Vacinar, o sucesso de Cuba no controle da Covid-19

Vacinar, o sucesso de Cuba no controle da Covid-19

Havana, 1 dez (Prensa Latina) A vacinação acelerada contra Covid-19 com produtos próprios em um curto espaço de tempo levou aos resultados apresentados hoje, o controle da pandemia em Cuba, sustentam as autoridades sanitárias.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A qualidade demonstrada dos imunógenos e uma estratégia de aplicação estruturada significam que a partir de 25% da vacinação, o país inicia um alto patamar de casos positivos, explicou Ileana Morales, chefe de ciência e inovação do Ministério da Saúde Pública.

Então, disse ela, a cobertura de 38% contribuiu para o declínio na positividade. A partir daí, tem havido uma escada descendente na incidência. “Uma estratégia arriscada, pensada, mas que tinha todos os argumentos científicos, metodológicos e éticos para ser levada a cabo”.

Fazendo um balanço do que está acontecendo no mundo em relação ao avanço da vacinação, destacou que, devido à distribuição desigual dos imunógenos, muitos países não conseguem sair desse patamar permanente da curva de contágio.

No entanto, Cuba continua a definir o padrão na velocidade da vacinação, e hoje apresenta uma percentagem de 2,5 doses por habitante, muito próxima de ter as três doses.

Crianças e jovens, os primeiros do mundo a receber também sua proteção, receberam seus três furos em tempo recorde. Mais de 97% dos elegíveis para receber o injetável têm suas três doses aplicadas, exceto convalescentes, crianças com outras doenças agudas e aqueles com menos de dois anos de idade.

Em relação ao próximo ciclo de vacinação com dose de reforço, a estratégia será semelhante à inicial, com as mesmas características. Primeiro, pessoas com mais de 19 anos, grupos como a indústria biofarmacêutica e pessoal de saúde, depois territórios de risco, tudo de forma escalonada, até que toda a população seja atingida.

Cuba vive atualmente um controle da doença com menos de mil casos ativos em hospitais, e uma estratégia que aplicou 28,4 milhões de doses em três administrações como desenho primário, para uma população de pouco mais de 11,150 milhões de habitantes.

acl/alb/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.