22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Primeiros índices de recuperação econômica no Panamá se destacam

Primeiros índices de recuperação econômica no Panamá se destacam

Panamá, 1º de dez (Prensa Latina) O crescimento do índice mensal de atividade econômica aponta hoje no Panamá para o início de uma recuperação gradual, embora com sinais de iniquidade após meses de contração devido à Covid-19.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e Censos (INEC), no primeiro semestre deste ano o Produto Interno Bruto (PIB) do istmo cresceu 10 por cento.

Refere também que o índice mensal de atividade econômica (IMAE) acumulado entre janeiro e setembro cresceu 14,94 por cento, em relação ao mesmo período de 2020, o que mostra “o processo de recuperação após o impacto” no aparelho. Produtivo da emergência sanitária.

Só em setembro passado, acrescenta o relatório, o IMAE cresceu 18,02 por cento em relação ao mesmo mês do ano anterior.

A expansão, indica o estudo, foi impulsionada pela indústria de mineração, devido à exportação de cobre e seu concentrado, bem como pela construção, pela execução de investimentos públicos e pela gradual reativação de projetos privados. Estes resultados, que são pouco visíveis para a maioria, segundo analistas, também mostram uma taxa positiva nas reexportações na Zona Franca de Cólon, e no comércio local de varejo e atacado, bem como nos serviços de transporte, armazenamento e comunicações, devido à o bom desempenho do Canal do Panamá e a movimentação de contêineres nos portos.

Os serviços de hotelaria não mostram o mesmo boom, especialmente devido ao baixo fluxo de turistas, excursionistas e passageiros em trânsito, disse o INEC.

Com relação ao PIB panamenho, as agências de classificação de risco preveem que o indicador crescerá entre 8 e 12% em 2021, embora os pesquisadores locais estejam menos otimistas e falem entre cinco e seis.

O crescimento estimado ainda está longe da queda de 17,9% do PIB experimentada em 2020, quando a economia do país, fortemente dependente de serviços, ficou semiparalisada devido a medidas restritivas para desacelerar a disseminação do novo coronavírus.

acl / ga / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.