27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba reanimará sua economia com o controle da Covid-19

Cuba reanimará sua economia com o controle da Covid-19

Havana, 1 dez (Prensa Latina) O presidente cubano Miguel Díaz-Canel pediu que se trabalhasse para revitalizar a economia e recuperar os níveis de atividade no país, sem negligenciar o controle sobre a Covid-19, anunciou hoje a presidência.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Presidindo uma reunião do Conselho de Ministros na véspera, o presidente exortou o povo cubano a fazê-lo, inspirado pelo exemplo de sua resistência diante da agressão vinda do exterior em meio à complexa situação econômica e sanitária causada pela pandemia.

A reunião aprovou o projeto de plano econômico e orçamento do Estado para 2022, que será apresentado na próxima sessão da Assembleia Nacional do Poder Popular (parlamento unicameral), prevista para começar em 21 de dezembro.

Após dois anos de contração da economia cubana, a partir da segunda metade de 2021 o país iniciou um processo gradual de recuperação dos níveis de atividade, que deve ser mantido no decorrer de 2022, disse o vice-primeiro ministro e chefe da Economia e Planejamento, Alejandro Gil.

O objetivo para 2022 é avançar para um processo de estabilização macroeconômica e a recuperação do papel do peso cubano como centro do sistema financeiro, a fim de deter a inflação e estabilizar o sistema nacional de eletroenergia.

Também dá atenção prioritária às pessoas, famílias e comunidades em situações vulneráveis e transforma o sistema empresarial estatal, bem como descentraliza competências em termos de maior autonomia nos municípios, a fim de promover o desenvolvimento territorial.

Com relação ao Orçamento do Estado, leva em conta um cenário no qual persistirá a intensificação do bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos, bem como os efeitos da crise causada pela Covid-19, e a recuperação gradual da economia, disse Meisi Bolaños, chefe de Finanças e Preços.

Diante desta realidade, Díaz-Canel apelou para “trabalhar de uma maneira diferente, com uma certa flexibilidade, que deve começar com o pensamento e com exigências e controle mais rigorosos”.

mgt/evm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.