27 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Apresentarão mecanismo na Colômbia para evitar tragédia do conflito

Colombia, mecanismo, conflicto

Apresentarão mecanismo na Colômbia para evitar tragédia do conflito

Bogotá, 30 nov (Prensa Latina) A justiça transicional na Colômbia apresentará hoje o Mecanismo Unificado de Monitoramento de Riscos do Sistema Integral pela Paz para evitar a tragédia vivida na Colômbia durante o conflito armado.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Além disso, para garantir a oportunidade de fazer justiça, descobrir o que aconteceu e encontrar os desaparecidos.

A apresentação do Mecanismo estará a cargo da Jurisdição Especial para a Paz (JEP), da Comissão da Verdade e da Unidade de Busca de Pessoas Dadas como Desaparecidas.

Segundo estas entidades, através desta ferramenta a sociedade e as autoridades serão alertadas para a possível ocorrência de violações dos direitos à vida, integridade física, liberdade e segurança dos sujeitos individuais e coletivos que participam nos diferentes processos desenvolvidos.

Desde a assinatura do Acordo de Paz, 326 ex-combatentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) e 1026 lideranças sociais, dos quais 26 por cento pertenciam a organizações que participam do Sistema Integral pela Paz, foram assassinados.

As taxas de homicídio contra aqueles que implementam o Acordo aumentaram e permanecem altas à medida que grupos violentos novos e remanescentes lutam pelo controle territorial, monopólio de mercados ilícitos e impunidade, observou o JEP.

Garantir a vida dos ex-combatentes das FARC-EP, bem como das vítimas do conflito e das lideranças sociais que a partir do seu território estão a construir um país melhor, está no DNA do Acordo Final, sublinhou o JEP.

O lançamento acontecerá em San Jacinto (Bolívar) e contará com a participação de lideranças sociais da região de Montes de María, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Missão de Verificação da ONU, Pastoral Social, o Instituto Kroc, entre outros.

msm / otf / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.