27 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China pede a compatriotas nas Ilhas Salomão visar segurança

China pede a compatriotas nas Ilhas Salomão visar segurança

Beijing, 28 nov (Prensa Latina) A China pediu hoje aos seus compatriotas que vivem nas Ilhas Salomão que tenham extrema cautela e garantam a segurança pessoal perante os protestos antigovernamentais com violência em Honaira, capital do território insular.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Fontes da embaixada de Beijing naquele país garantiram à imprensa que até o momento nenhum compatriota morreu e discutiram em reuniões as principais preocupações da diáspora sobre a situação.

No entanto, a missão diplomática insistiu em salvaguardar vidas como uma prioridade, uma vez que mais de 100 lojas e outros negócios em Chinatown de Honaira foram alvo de ataques altamente destrutivos.

Essa cidade é o lar de 90 por cento dos quase 3.000 chineses que vivem nas Ilhas Salomão.

Como ficou sabido, muitos contrataram seguranças e alguns até desejam retornar ao gigante asiático devido à persistência da instabilidade social.

O Ministério das Relações Exteriores da China continua atento ao desenvolvimento da situação, expressou confiança na capacidade das autoridades das Ilhas Salomão em restaurar a calma ao país e denunciou a participação de forças externas nos protestos contra o governo do primeiro-ministro Manasseh Sogavare.

Muitos dos manifestantes vêm de Malaita, a ilha mais populosa do país, e discordam da distribuição desigual dos recursos econômicos.

Mas Beijing indicou que todas as tentativas de minar o desenvolvimento normal das relações bilaterais serão em vão, referindo-se ao interesse de potências como os Estados Unidos em aproveitar a agitação para romper os laços.

A China e as Ilhas Salomão estabeleceram relações diplomáticas em setembro de 2019, após o último território romper os laços com Taiwan.

acl / ymr / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.