24 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Unesco promove ciência a serviço da paz

Unesco, ciencia, paz

Unesco promove ciência a serviço da paz

Paris, 27 nov (Prensa Latina) A 41ª Conferência Geral da Unesco terminou esta semana com importantes passos rumo ao objetivo de colocar a ciência a serviço da paz e do desenvolvimento, com uma visão inclusiva e multilateral.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O fórum de um dos órgãos de governança da entidade da ONU especializada em educação, ciência, cultura e informação reuniu-se nesta capital entre 9 e 24 de novembro, com momentos importantes como a comemoração dos 75 anos da criação da Unesco e a reeleição da francesa Audrey Azoulay para um segundo mandato como diretora geral.

Os 193 Estados-Membros adotaram a primeira estrutura internacional sobre Ciência Aberta, com o objetivo de torná-la mais transparente e acessível aos seres humanos. Também pela primeira vez, este conceito focalizou a inclusão e a cooperação internacional, o que em princípio deveria permitir o uso de licenças abertas e o compartilhamento de dados e informações, para o benefício coletivo das realizações e inovações científicas da humanidade – na realidade um desafio colossal – foi definido.

A pandemia de Covid-19 destacou como práticas científicas abertas, incluindo o acesso a publicações científicas, compartilhamento de dados e colaboração, podem acelerar a pesquisa e fortalecer os laços entre a política científica e a sociedade, disse Azoulay.

De acordo com o Diretor Geral, as recomendações emitidas pela Unesco neste campo promoverão benefícios inclusivos e cooperação, baseados no entendimento comum, investimento em infraestrutura e serviços, alfabetização digital, capacitação e a promoção de abordagens inovadoras.

A 41ª Conferência Geral da Unesco também viu a adoção de recomendações para o uso ético da Inteligência Artificial (IA), uma iniciativa descrita aqui como histórica.

O mundo precisa de regras para que a IA beneficie a humanidade, e demos um passo importante com esta primeira estrutura normativa global, que dá aos Estados a responsabilidade de implementá-la em seu nível, enfatizou Azoulay na quinta-feira em um briefing de imprensa.

As recomendações sobre IA são baseadas em princípios como a proteção dos direitos humanos, das liberdades individuais e do meio ambiente, inclusão e promoção de sociedades pacíficas e justas.

A estrutura normativa inclui um apelo à proteção de dados, transparência em seu uso, proibição do uso de marcadores sociais e vigilância de massa, e o apoio da UNESCO para implementação e avaliação.

O Diretor Geral disse que as recomendações têm um mecanismo de acompanhamento pelo órgão da ONU.

Em sua 41ª Conferência Geral, a Unesco também adotou a Declaração de Paris, um chamado global para investir no futuro da educação, um acordo adotado em uma reunião que congregou chefes de Estado e de governo e ministros de 40 países.

O impacto na educação da pandemia da Covid-19, que deixou 1,6 bilhões de crianças e adolescentes fora da escola, com o risco de que alguns deles, vivendo nos países do Sul, nunca mais possam voltar à escola, também foi discutido.

O relatório sobre o Futuro da Educação, resultado de dois anos de trabalho de uma comissão liderada pelo presidente etíope Sahle-Work Zewde, também foi apresentado.

msm/wmr/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.