20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Irã reafirma natureza pacífica de seu programa nuclear

Irã reafirma natureza pacífica de seu programa nuclear

Teerã, 27 de novembro (Prensa Latina) O Irã reafirmou hoje o caráter pacífico de seu programa nuclear poucas horas depois de retomar o diálogo sobre o setor em Viena, Áustria, com os demais signatários do Plano de Ação Conjunta Abrangente (PIAC).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O chefe da Organização de Energia Atômica do Irã (AEOI), Mohammad Eslami, reiterou que a república islâmica se mostrou disposta a não fabricar bombas atômicas com o compromisso de assinar o Tratado de Não Proliferação.

Em cerimônia para comemorar nesta data o primeiro aniversário do assassinato do cientista nuclear iraniano Mohsen Fakhrizadeh, Eslami denunciou as tentativas dos inimigos de arruinar o país, um dos mais recorrentes, o terrorismo econômico.

Em sua opinião, os Estados Unidos e seu aliado Israel buscam ofuscar o sucesso da nação persa com medidas coercitivas, ameaças ou ataques mortais como aquele em que Fakhrizadeh perdeu a vida.

A república islâmica cumpriu as obrigações do PIAC, seladas em 2015 entre Teerã e o grupo 5 + 1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China mais Alemanha), agora em crise pela saída ilegal de Washington.

Em Viena, durante a retomada das negociações com as demais partes do acordo nuclear, o Irã exigirá a total abolição das sanções americanas e a garantia de que um próximo governo daquele país não abandonará o que foi assinado a seu bel-prazer.

Enquanto isso, disse Eslami, o país continuará suas atividades nucleares para colocá-las a serviço da medicina, da agricultura, da ecologia e da indústria.

O diálogo sobre o PIAC na capital austríaca começou em abril passado e, após seis rodadas, foi suspenso pelas eleições presidenciais iranianas vencidas por Ebrahim Raeisi.

Os participantes tentam encontrar um caminho para o retorno norte-americano à audiência, levando em consideração as promessas eleitorais do agora presidente Joe Biden que, no entanto, manteve a mesma política de pressão máxima executada por seu antecessor Donald Trump.

msm / arc / glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.