20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Irã reafirma a natureza pacífica de seu programa nuclear

Irán, programa, nuclear, uso, pacífico

Irã reafirma a natureza pacífica de seu programa nuclear

Teerã, 27 nov (Prensa Latina) O Irã reafirmou hoje a natureza pacífica de seu programa nuclear horas antes de retomar um diálogo sobre o setor em Viena, Áustria, com os demais signatários do Plano de Ação Global Conjunto (JCPOA).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O chefe da Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI), Mohammad Eslami, reiterou que a República Islâmica havia demonstrado sua vontade de não fazer bombas atômicas com seu compromisso de assinar o Tratado de Não-Proliferação.

Em cerimônia para comemorar o primeiro aniversário do assassinato do cientista nuclear iraniano Mohsen Fakhrizadeh, Eslami denunciou as tentativas dos inimigos de arruinar o país, sendo uma das mais recorrentes o terrorismo econômico.

Em sua opinião, os Estados Unidos e seu aliado Israel procuram ofuscar o sucesso da nação persa com medidas coercivas, ameaças ou ataques mortais como aquele em que Fakhrizadeh perdeu sua vida.

A República Islâmica cumpriu suas obrigações sob o JCPOA, selado em 2015 entre Teerã e o grupo 5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China mais Alemanha), agora em crise devido à saída ilegal de Washington.

Em Viena, durante a retomada das negociações com as outras partes do acordo nuclear, o Irã exigirá a abolição total das sanções dos EUA e a garantia de que um futuro governo iraniano não abandonará o acordo a seu capricho.

Enquanto isso, disse Eslami, o país continuará suas atividades nucleares a serviço da medicina, da agricultura, da ecologia e da indústria.

O diálogo JCPOA na capital austríaca começou em abril passado e após seis turnos foi suspenso por causa das eleições presidenciais iranianas ganhas por Ebrahim Raeisi.

Os participantes estão tentando encontrar uma maneira de os EUA voltarem à audiência, levando em conta as promessas eleitorais do agora presidente Joe Biden, que, no entanto, manteve a mesma política de máxima pressão implementada por seu antecessor, Donald Trump.

msm/arc/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.