20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Exército federal continua avançando com sucesso na Etiópia

Etiopía, Tigray, conflicto

Exército federal continua avançando com sucesso na Etiópia

Addis Abeba, 27 nov (Prensa Latina) O exército federal etíope obteve várias vitórias contra a Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF) nas últimas horas e continua seu avanço na ofensiva para acabar com a guerra, informaram hoje relatórios oficiais.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com o Serviço de Comunicações do governo, a TPLF assumiu o controle de áreas montanhosas estratégicas ao redor da cidade de Bati em Amhara pouco depois de entrar em Asagita, outra cidade do estado regional.

Também relatou que tropas “sob o comando do Primeiro Ministro Abiy Ahmed expulsaram as forças invasoras de Burka” na região de Afar, “de onde marcharam em direção a Kombolcha”, ainda mantidas pela TPLF.

No dia anterior, o próprio Ahmed anunciou a vitória em Asagita, na qual ele disse que a bravura dos combatentes era decisiva, e assegurou que “o grupo terrorista está deixando gradualmente as áreas ocupadas”.

Ele disse que o governo estava agora em “melhor posição para reivindicar a vitória total em breve” e entregar “uma Etiópia livre e próspera para as gerações vindouras”.

Na terça-feira passada, o Primeiro Ministro se comprometeu a liderar a partir da linha de frente na guerra e, a partir daquele dia, o moral entre os combatentes aumentou e a Frente Tigray começou a sofrer pesadas baixas, segundo relatórios oficiais.

Estes relatórios vêm na sequência de uma declaração da assessora especial da ONU para a prevenção do genocídio, Alice Wairimu Nderitu, que chamou os líderes etíopes de irresponsáveis por apelar para a guerra no norte.

O comentário de Wairimu Nderitu é supostamente uma alusão aos apelos de Ahmed para que o povo etíope se mobilize e apoie a Força de Defesa Nacional a fim de pôr fim ao conflito armado no menor tempo possível.

Outros relatórios indicam que a TPLF mantém suas intenções e possibilidades de avançar em direção a Adis Abeba, além de dominar a maior parte do Tigray e um corredor de transporte que liga a nação a Djibuti, entre outras áreas.

Desde novembro de 2020, as forças federais e a Frente estão engajadas em um impasse que vem crescendo diariamente em termos de mortes, pessoas deslocadas e danos materiais.

O governo fez esforços para parar o confronto armado, mas, de acordo com acusações oficiais díspares, a criminalidade de seu adversário falhou e atualmente não há esperança de uma solução sem o uso de armas.

msm/raj/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.