20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Intelectuais chilenos rejeitam programa da extrema direita

Jose-Antonio-Kast

Intelectuais chilenos rejeitam programa da extrema direita

Santiago do Chile, 26 nov (Prensa Latina) Os intelectuais chilenos alertaram hoje sobre o perigo que representa para a democracia a candidatura presidencial do extrema-direita José Antonio Kast, da Frente Social Cristã.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Uma carta aberta assinada por acadêmicos, cineastas, prêmios nacionais e artistas rejeita o modelo de retrocesso, autoritário e excludente de sociedade proposto por Kast, que enfrentará o candidato de esquerda, Gabriel Boric, na votação de 19 de dezembro.

Os signatários repudiam o discurso de ódio e medo do porta-estandarte da extrema direita, que toma como pretexto as questões da migração, do crime e do terrorismo para exercer vigilância e controle policial sobre a população.

Kast também planeja reduzir o Estado em favor dos interesses privados, confiscar direitos sociais como saúde, educação, trabalho e moradia e beneficiar as elites empresariais, alerta a carta.

Os intelectuais denunciam que o candidato à presidência exalta a figura do ditador Augusto Pinochet por meio da negação de crimes comprovados contra a humanidade.

A carta é assinada por Elicura Chihuailaf e Diamela Eltit, prêmios nacionais de literatura de 2020 e 2021, respectivamente; os prêmios de artes Gonzalo Díaz, Paz Errázuriz, Gustavo Meza e Guillermo Núñez; o dramaturgo Alfredo Castro, a jornalista Faride Zerán e o cineasta Patricio Guzmán, entre outras personalidades.

mem / car / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.