18 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China notifica a Lituânia sobre piora dos laços diplomáticos

Ministério das Relações Exteriores chinês

China notifica a Lituânia sobre piora dos laços diplomáticos

Beijing, 26 nov (Prensa Latina) O Ministério das Relações Exteriores chinês notificou hoje a sua contraparte lituana da decisão de rebaixar os laços diplomáticos para o nível de encarregado de negócios, em protesto contra a abertura de um escritório de representação de Taiwan.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ao mesmo tempo, o Ministério das Relações Exteriores pediu ao país europeu que mudasse o nome de sua missão diplomática aqui, já que não o considera mais uma embaixada.

Também lembrou que esta é uma contramedida legítima em defesa de sua soberania e integridade territorial, e toda responsabilidade recai sobre o país europeu.

Beijing oficializou assim a decisão anunciada no domingo passado e deteriorou ainda mais os laços com Vilnius, tensas desde o verão, quando foi revelado um acordo sobre a criação do escritório de representação de Taiwan.

“Instamos a Lituânia a corrigir imediatamente seu erro e não subestimar a forte determinação, vontade e capacidade do povo chinês de proteger a soberania e a integridade territorial”, disse o Ministério das Relações Exteriores na ocasião, alertando para outras consequências.

Também lembrou que Taiwan nunca foi um país e não será capaz de mudar o fato de que pertence à China, não importa o quanto as forças pró-independência distorçam a verdade.

Os analistas locais concordam que a degradação das relações diplomáticas terá repercussões no comércio e no intercâmbio econômico e também poderá levar ao isolamento da Lituânia em fóruns internacionais, pois não poderá contar com o apoio do país asiático.

Beijing considera as decisões de Vilnius como interferência em seus assuntos internos, denunciou a mão dos EUA por trás de cada ação e até lamentou as recentes declarações do Ministro das Relações Exteriores da Lituânia, Gabrielius Landsbergis, em Washington, sobre a redução da dependência da China.

jha/ymr/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.