30 de November de 2021

NOTICIAS

O filme Vestido de Noiva retoma diálogo sobre gênero em Cuba

O filme Vestido de Noiva retoma diálogo sobre gênero em Cuba

Havana, 25 de nov (Prensa Latina) O filme Vestido de Noiva, dirigido pela diretora Marilyn Solaya, hoje retoma o debate sobre gênero e representação feminina na filmografia cubana, no contexto do Dia da Não-violência.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Com Laura de la Uz e Luis Alberto García nos papéis principais, o filme investiga a história de Rosa Elena, uma mulher transgênero (anteriormente chamada de Alejandro), cuja vida anterior à mudança de sexo está exposta e coloca seu casamento em perigo. um contexto marcado pelo machismo e ideologias patriarcais.

Incluído no calendário da Mostra de Mulheres Cineastas, o filme chegará às telas do cinema Charles Chaplin desta capital para reiterar a necessidade de um discurso inclusivo na cena contemporânea, conforme proposto nas instalações do Comitê de Gênero do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica.

Nesse sentido, Solaya destacou a relevância deste espaço para tornar visível o trabalho de todos os cineastas e servir de inspiração para multiplicar propostas semelhantes fora e dentro do setor artístico.

A partir de seu perfil na rede social Facebook, a diretora apontou a necessidade de identificar problemas, como os conflitos de gênero, para trabalhá-los e construir uma sociedade sem estereótipos e violência.

O programa de atividades, que se estende por quatro dias, inclui o cancelamento filatélico do selo não à violência contra meninas e mulheres, bem como o painel teórico De Sara Gómez aos novos cineastas.

Além da estreia de Solaya, a agenda inclui propostas assinadas por Rebeca Chávez, Gloria Rolando, Belkis Vega, Carla Valdés, Marta María Borrás e diretores da TV Serrana.

Mais de 40 filmes entre ficção, curta-metragem, documentário e longa-metragem de animação compõem a seleção do ciclo, que permitirá analisar a participação feminina, sob diversos pontos de vista, no cinema realizado na ilha.

jf / lbl / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.