6 de December de 2021

NOTICIAS

Lembrança de Fidel Castro em seu cativante Vietnã

Lembrança de Fidel Castro em seu cativante Vietnã

Hanói, 25 de nov (Prensa Latina) Como em milhares de lugares do planeta, cubanos e vietnamitas hoje lembram nesta capital o líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, cinco anos após seu desaparecimento físico.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em cerimônia realizada na embaixada cubana, veteranos de guerra e ex-estudantes da ilha trocaram anedotas sobre seus contatos com Fidel e asseguraram que nenhum outro chefe de Estado amava o Vietnã tanto quanto ele.

São dois os momentos da vida de Fidel Castro que os homens e as mulheres desta cidade nunca esquecem, e nesta data de solidariedade voltaram a recordá-los.

Um, quando no meio da guerra disse: “Pelo Vietnã, Cuba está disposta a dar até o nosso próprio sangue”; a outra, quando em 1973 se tornou o primeiro e único presidente a visitar as áreas recentemente libertadas do Vietnã do Sul.

O embaixador de Cuba em Hanói, Orlando Hernández Guillén, garantiu que depois de tantos anos Fidel continua tendo uma presença ativa neste país, porque graças a ele, o arquiteto da biotecnologia nacional, foi possível enviar vacinas anti-Covid-19 que hoje salvam vidas no Vietname.

Os vietnamitas e cubanos têm a responsabilidade de ser fiéis ao legado do Comandante-em-Chefe e de fortalecer a cada dia nossos laços fraternos, frisou.

Por sua vez, Truong Quang Hoai Nam, vice-chefe da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã, disse que quase 62 anos após as relações diplomáticas bilaterais, a amizade entre as duas nações está mais forte do que nunca.

À noite, foi exibido um vídeo mostrando o momento em que o então presidente da Assembleia Nacional do Vietnã, Nguyen Thi Kim Ngan, falou durante o funeral de Fidel Castro na Praça da Revolução.

O evento na embaixada contou com a presença do vice-chanceler Nguyen Quoc Dung; o vice-presidente e secretário geral da União de Organizações de Amizade do Vietnã, Phan Anh Son; e o general Vo So, presidente da Associação de Veteranos de Duong Truong Son (Ruta Ho Chi Minh).

mem / asg / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.